O Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança tem se destacado pela oferta de formação continuada aos professores alfabetizadores da rede pública, com uma abordagem centrada no fortalecimento das competências de leitura e escrita em estudantes da rede pública de Mato Grosso do Sul.
O Programa está alinhado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Decreto n. 11556/2023, na promoção de momentos de reflexão sobre temáticas essenciais ao processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
Com mais de 3.000 cursistas, professores de 1º e 2º anos do ensino fundamental e cerca de 3.800 cursistas professores de 3º ao 5º anos do ensino fundamental, de todas as escolas estaduais e municipais dos 79 municípios, o Programa MS Alfabetiza visa promover a troca de experiências e reflexões sobre estratégias que potencializam a aprendizagem, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A abordagem é orientada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece as competências essenciais para cada etapa de escolarização.
A coordenadora estadual do Programa, professora Vanderlis Legramante Barbosa, destaca a importância das estratégias de inovação no processo de alfabetização, “o MS Alfabetiza tem mostrado que, com planejamento e dedicação, é possível transformar a realidade das nossas escolas e melhorar os índices de alfabetização. As práticas exitosas que temos acompanhado pelo Estado são exemplos de como a educação pode impactar diretamente a vida dos estudantes, promovendo não apenas aprendizagem, mas também valores fundamentais para o desenvolvimento integral”, ressalta.
No contexto da formação, as técnicas da Secretaria de Estado de Educação de MS (SED/MS) e formadoras do Programa, Carolina Corrêa e Silvana Alexandre, têm conduzido encontros formativos importantes em escolas do Estado. Uma das iniciativas ocorre na Escola Estadual Professor Ulisses Serra, no Núcleo Industrial de Campo Grande, onde um grupo de professoras e sua coordenadora pedagógica se destacam com práticas inspiradoras.
Práticas exitosas
As professoras Anna Paula Ferreira de Carvalho Pedrozo de Oliveira, Marilza da Conceição Ximenes, Ana Carla Nogueira Urbini e Paula Fernanda Assis Regenold, acompanhadas pela coordenadora pedagógica Nives Simone Roese, desenvolvem ações que priorizam a alfabetização como direito universal. Suas práticas são marcadas pela utilização de metodologias ativas, ludicidade e respeito à diversidade, promovendo aulas dinâmicas que tornam a aprendizagem mais significativa e prazerosa para os estudantes dos 1º e 2º anos do ensino fundamental.
A professora Anna Paula, que leciona para o 1º ano, utiliza gêneros textuais como parlendas, quadrinhas e canções para ensinar letras, palavras e frases, “a aprendizagem tornou-se um processo natural e exploratório para os alunos”, comentou a educadora que aposta em atividades que combinam leitura, escrita e ilustrações para estimular a compreensão textual. O uso de jogos, cartazes e materiais impressos enriquece ainda mais o ambiente de ensino”.
Já no 2º ano, a professora Marilza desenvolveu a “Caixa da Fofoca”, uma prática que combina escrita criativa e construção de habilidades socioemocionais. Os alunos escrevem mensagens sobre seus sentimentos ou vivências, que são lidas e discutidas semanalmente em roda.
“Além de trabalhar a leitura e a escrita de forma lúdica, essa atividade ensina respeito e empatia”, explica Marilza. A iniciativa tem sido um sucesso, promovendo reflexões entre os estudantes e incentivando o engajamento nas aulas.
A professora Paula Fernanda criou o projeto “Maleta da Leitura” com sua turma do 1º ano, com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura, independentemente do estágio de alfabetização dos estudantes. A iniciativa utiliza uma maleta especial, descrita pela professora como “mágica”, que promove momentos de interação entre os alunos e suas famílias por meio da leitura compartilhada. “É um instrumento valioso para fomentar hábitos de leitura, aproximando as crianças dos livros e fortalecendo o vínculo com o universo literário desde cedo”, destaca.
O projeto “Minha Identidade e Eu”, desenvolvido pela professora Ana Carla, proporcionou momentos significativos de diálogo e autoconhecimento aos estudantes. A iniciativa explorou o conceito de identidade e destacou a relevância dos documentos pessoais, como o nome, a data de nascimento e as características individuais.
Ao longo do projeto, os estudantes do 2º ano participaram de atividades de leitura e escrita, refletindo sobre a diversidade cultural e a singularidade de cada um. “Ao final, criaram uma carteira de identidade fictícia, registrando aspectos próprios e de suas histórias pessoais”, concluiu a professora. Além disso, foi ressaltado que a cultura familiar também compõe nossa identidade, evidenciando que cada aluno traz consigo uma bagagem cultural única”, enfatiza Ana Carla.
O Programa vem se consolidando como uma referência em políticas públicas de educação em Mato Grosso do Sul. As histórias de sucesso da Escola Estadual Professor Ulisses Serra são uma amostra do potencial transformador da alfabetização quando aliada a boas metodologias.
O compromisso com a formação de professores e o engajamento dos estudantes apontam para um futuro mais promissor. A expectativa é de que iniciativas como essa inspirem cada vez mais educadores a repensarem suas práticas e a colocarem o aprendizado no centro da transformação social.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar