Campo Grande amanheceu neste domingo (2) sob alerta de tempestade emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê fortes pancadas de chuva, ventos de até 100 km/h e possibilidade de granizo em boa parte de Mato Grosso do Sul. O aviso, de nível laranja, vale até o fim da tarde, podendo ser prorrogado conforme a evolução das instabilidades.
De acordo com o Inmet, há risco de queda de árvores, alagamentos e interrupções no fornecimento de energia. As chuvas devem variar entre 50 e 100 milímetros por dia e atingem 61 municípios, incluindo a capital, Dourados, Ponta Porã, Corumbá e Três Lagoas. O fenômeno é resultado da combinação de uma área de baixa pressão no Paraguai com a propagação de um cavado meteorológico, que reforça a formação de nuvens carregadas sobre o estado.
Em Campo Grande, o domingo será marcado por tempo abafado e pancadas de chuva a qualquer hora, com mínima de 21 °C e máxima de 29 °C. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o tempo segue instável no início da semana, com possibilidade de chuvas isoladas entre segunda (3) e quarta-feira (5), especialmente nas regiões norte e leste do estado.
A partir de quinta-feira (6), o sol deve voltar a aparecer com mais intensidade, elevando as temperaturas — a máxima prevista é de 33 °C —, embora ainda haja chance de pancadas rápidas no fim do dia. O Cemtec orienta que a população redobre os cuidados durante o período de instabilidade, evitando se abrigar sob árvores, manter distância de estruturas metálicas e desligar aparelhos eletrônicos durante as tempestades.
Foto: Saul Schramm








