A Prefeitura de Campo Grande homologou a licitação que define as empresas responsáveis por um novo programa de recapeamento de ruas e avenidas da Capital, que deve garantir a continuidade das obras de recuperação do asfalto pelos próximos anos. Apesar do avanço administrativo, a lista das vias que receberão as primeiras intervenções ainda não foi divulgada, enquanto diversas ruas e avenidas importantes seguem aguardando melhorias.
O modelo adotado pelo município prevê que cada uma das sete regiões urbanas da cidade tenha uma empresa responsável pela execução do recapeamento, garantindo atendimento distribuído por toda a Capital. Com a conclusão da licitação, o processo segue agora para etapas administrativas, como assinatura dos contratos e emissão da ordem de serviço.
Segundo a prefeita Adriane Lopes, a proposta é criar um sistema que permita maior planejamento nas obras de infraestrutura. “Estamos implantando um modelo inovador que garante planejamento e continuidade para o recapeamento da cidade. Isso significa mais qualidade nas vias e mais segurança para quem circula por Campo Grande”, afirmou.
O secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcelo Miglioli, explica que os contratos seguem um formato continuado. “É um modelo inédito que implantamos e que vai garantir o serviço permanente de recapeamento. Os contratos podem ser renovados por até dez anos”, disse.
Enquanto os trâmites administrativos são finalizados, equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) realizam estudos técnicos para definir as primeiras vias que receberão as obras. A definição deve considerar critérios técnicos e regiões com maior necessidade de intervenção, mas ainda não há previsão de divulgação da lista.
A expectativa da população recai principalmente sobre avenidas de grande fluxo que há anos aguardam recapeamento, como a Mascarenhas de Moraes, além de outros corredores importantes da cidade que apresentam desgaste do pavimento e trechos com buracos.
Pelo modelo adotado, as empresas vencedoras serão responsáveis pela execução das obras, enquanto o material asfáltico será fornecido pela própria Prefeitura, por meio do consórcio municipal que mantém usina própria de produção de capa asfáltica. O pagamento às empresas ocorrerá mensalmente, conforme a execução dos serviços e medições feitas pela fiscalização da Sisep.
A programação oficial das primeiras ruas e avenidas que receberão o recapeamento ainda deve ser divulgada pela prefeitura após a conclusão das etapas administrativas.







