quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Prazo para regularizar o título eleitoral vai até 6 de maio

Com a proximidade das Eleições de 2026 que vai escolher presidente da república, governador, dois senadores, além de deputado federal e estadual, a Justiça Eleitoral reforça que termina no dia 6 de maio o prazo para regularização do título de eleitor. Após essa data, o cadastro eleitoral será fechado e eleitores que estiverem com pendências não poderão votar no pleito de outubro.

Até esse prazo, é possível solicitar transferência de domicílio eleitoral, mudança de endereço ou local de votação, emitir o primeiro título, fazer revisão eleitoral, atualizar dados cadastrais ou realizar o cadastro biométrico. Após o dia 6 de maio, o cadastro eleitoral será fechado e nenhuma alteração poderá ser feita até depois do segundo turno das eleições, conforme estabelece a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), que determina o encerramento do cadastro 150 dias antes do pleito.

Como o 1º turno das eleições está marcado para o dia 4 de outubro, o dia 6 de maio passa a ser a data-limite para quem quer ficar em dia com a Justiça Eleitoral. Quem não regularizar a situação não poderá votar nas eleições de outubro, além de ficar sujeito a outras restrições legais.

Como consultar a situação eleitoral?

A consulta pode ser feita de forma simples pelo autoatendimento do TRE-MS, bastando informar os dados solicitados no sistema.

Como regularizar em Campo Grande?

Na Capital, a Central de Atendimento ao Eleitor funciona das 12h às 17h, durante o mês de janeiro de 2026, e está localizada na Rua Delegado José Alfredo Hardman, nº 180, Jardim Veraneio.

O mesmo horário de atendimento vale para os Fóruns Eleitorais do interior do Estado, cujos endereços podem ser consultados no site do TRE-MS.