terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

PF deflagra operação contra comercialização ilegal de medicamentos emagrecedores Campo Grande

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (3), a Operação Emagrecimento Seguro, com o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão em Campo Grande. A ação foi autorizada pela Justiça Federal e tem como objetivo combater a comercialização ilegal de medicamentos utilizados no tratamento do diabetes e para emagrecimento.

De acordo com a PF, as investigações apuram a introdução clandestina desses produtos no país e a venda irregular, inclusive por meio de redes sociais. Entre os medicamentos investigados estão substâncias da classe dos agonistas de GLP-1, como a tirzepatida, que vêm sendo comercializadas sem autorização sanitária.

Durante o cumprimento dos mandados, os policiais não localizaram medicamentos nos endereços alvos da operação, mas apreenderam o telefone celular de um dos investigados, que será analisado no curso das investigações. No segundo local vistoriado, o marido de uma das investigadas foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

A Polícia Federal reforça que a circulação e a venda desses medicamentos sem registro no país são proibidas desde novembro do ano passado, após resolução da Anvisa, que vetou a comercialização de produtos da classe GLP-1 sem autorização sanitária no Brasil.

Mesmo com a proibição, a prática ilegal segue em expansão. Dados da Receita Federal divulgados em dezembro do ano passado apontam que, apenas um mês após a medida da Anvisa, as apreensões desses medicamentos em Mato Grosso do Sul já ultrapassavam R$ 1 milhão, com registros quase diários no estado.

As investigações continuam e os envolvidos podem responder por crimes relacionados à importação ilegal de medicamentos, comércio irregular de produtos farmacêuticos e outras infrações previstas na legislação sanitária e penal.

Foto: Polícia Civil de Goiás