quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Outubro Rosa em Campo Grande terá cirurgias, exames e circuito de prevenção nos bairros

Campo Grande abriu a programação do Outubro Rosa com ações voltadas à saúde da mulher e à prevenção do câncer. A abertura oficial ocorreu no Hospital de Câncer Alfredo Abrão, onde foi anunciada a realização de 50 cirurgias de reconstrução mamária em pacientes que venceram a doença, mas precisaram passar por mastectomia. A iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura e a instituição.

A campanha da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) prevê uma agenda descentralizada durante todo o mês. A primeira atividade ocorreu ainda na quarta, na Vila Cox, com atendimento em horário estendido para facilitar o acesso de trabalhadoras. Foram oferecidos 40 exames de mamografia e 40 coletas de preventivo, em parceria com o Instituto Onça Pintada.

Segundo Ivoni Pelegrinelli, coordenadora do Comitê Gestor da Saúde do Município, o Outubro Rosa vai além da mobilização simbólica. “É um chamado para que cada mulher cuide de si e tenha acompanhamento contínuo. Nosso compromisso é garantir desde exames preventivos até iniciativas de cuidado integral”, afirmou.

Circuito Mais que Rosa

Um dos destaques da campanha é o Circuito Mais que Rosa, que levará ações de saúde para todos os distritos da Capital. Além de consultas e exames, serão ofertadas práticas integrativas, atividades educativas, imunização e espaços de acolhimento multiprofissional.

Agenda do Circuito

  • 03/10 – Distrito Prosa (Arena Novos Estados)

  • 10/10 – Distrito Lagoa (Centro Comunitário Coophavila II)

  • 17/10 – Distrito Bandeira (USF Carlota – Praça do Preto Velho)

  • 24/10 – Distritos Anhanduizinho (Parque Ayrton Senna ou Centro Comunitário) e Imbirussu (Poliesportivo Mamede Assem José – Vila Almeida)

  • 31/10 – Distrito Segredo (Parque Tarsila do Amaral)

Com foco no diagnóstico precoce e no acesso descentralizado, a campanha busca reforçar que a saúde da mulher é prioridade o ano todo em Campo Grande.

Foto: HCAA Divulgação

 

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas