sexta-feira, 22 de maio de 2026

MS amplia vacinação contra dengue para todos os trabalhadores da saúde

Estado já soma 5.640 casos prováveis da doença em 2026, e ao menos sete cidades apresentam alta incidência nas últimas duas semanas

A Secretaria de Estado de Saúde publicou uma resolução que amplia a vacinação contra dengue para todos os trabalhadores da saúde de Mato Grosso do Sul. Até então, a imunização com a vacina do Instituto Butantan estava restrita aos profissionais da Atenção Primária à Saúde, grupo que começou a ser vacinado em fevereiro.

A decisão leva em conta o cenário epidemiológico das arboviroses no Estado e a incorporação do imunizante ao Sistema Único de Saúde em 2026, por meio do Programa Nacional de Imunizações. A ampliação ocorreu após articulação entre a Coordenadoria Estadual de Imunizações e o Ministério da Saúde.

Dados da secretaria apontam que Mato Grosso do Sul já registra 5.640 casos prováveis de dengue neste ano, dos quais 827 foram confirmados. Não há óbitos confirmados ou em investigação até o momento, conforme o boletim epidemiológico atualizado até a 18ª semana.

Sete municípios apresentam alta incidência da doença nos últimos 14 dias. Douradina lidera o ranking, com 1.559,7 casos por 100 mil habitantes, seguida por Angélica (857,5), Batayporã (774,8), Corumbá (474,7), Amambai (366,2), Sete Quedas (309,3) e Jardim (300,2).

Apesar da ampliação do público-alvo, a SES informou que não haverá envio de novas remessas aos municípios. A aplicação dependerá da disponibilidade de doses nos estoques de cada cidade.

Mato Grosso do Sul já recebeu 241.030 doses da Qdenga contra a dengue. Desse total, 147.123 foram aplicadas como primeira dose e 88.420 como segunda. A cobertura vacinal está em 73,79% para D1 e 44,34% para D2. Em fevereiro, o Estado recebeu outras 7.878 doses da vacina do Instituto Butantan, que tem a vantagem de ser aplicada em dose única, por via subcutânea. O imunizante é indicado para pessoas de 15 a 59 anos, 11 meses e 29 dias.

 

Foto: Agência SP