A Prefeitura de Campo Grande iniciou, uma série de intervenções emergenciais em vias da Capital afetadas pelas chuvas recentes. As ações envolvem tanto mudanças temporárias no trânsito quanto serviços de recuperação asfáltica, limpeza e obras de drenagem, com atuação integrada da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep).
Um dos primeiros pontos a receber atenção foi a rotatória que interliga a Avenida Eduardo Elias Zahran à Rua Joaquim Murtinho, onde houve interdição parcial do trecho na manhã desta quarta-feira para a realização de operação tapa-buracos. O serviço foi necessário após as chuvas comprometerem a estrutura de um Poço de Visita (bueiro), causando danos ao asfalto. Durante os trabalhos, equipes da Agetran permaneceram no local orientando o trânsito e garantindo a segurança viária, com desvio recomendado pela Rua José de Freitas Guimarães. Após o reparo estrutural e a aplicação de nova capa asfáltica, o trecho foi totalmente liberado no início da tarde.
Paralelamente, a Sisep intensificou os trabalhos de recuperação em outros pontos críticos da cidade. Um dos focos principais é a região do viaduto da Avenida Ministro João Arinos com o Anel Rodoviário, importante ligação entre o centro da cidade e a BR-262. No local, máquinas e caminhões realizam a retirada de terra, pedras e resíduos sólidos arrastados pelas enxurradas, além do reforço da sinalização devido ao intenso tráfego de veículos pesados.
Além da limpeza da pista, as equipes atuam na desobstrução do canal de escoamento da região. Segundo o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcelo Miglioli, a área sofre historicamente com a ausência de um sistema adequado de captação de águas pluviais. Para minimizar o problema, foi firmado um termo de compromisso com a empresa responsável por um novo condomínio na região, que ficará encarregada de executar uma obra de drenagem na margem esquerda da Avenida Ministro João Arinos, no sentido bairro-centro.
Outra frente de trabalho segue em andamento na Avenida Ernesto Geisel, onde a Sisep mantém o cronograma de recuperação das placas de concreto do canal do Córrego Segredo, que cederam há cerca de duas semanas. As intervenções ocorrem em dois pontos estratégicos: nas proximidades do Centro de Belas Artes e na região da Avenida Rachid Neder. Embora o avanço das obras dependa das condições climáticas, as equipes aproveitam os períodos de estiagem para acelerar a recomposição das margens e garantir maior estabilidade à via.
A Prefeitura reforça que as intervenções têm caráter preventivo e emergencial, com foco em restabelecer a segurança viária e reduzir os impactos das chuvas sobre a infraestrutura urbana. A orientação aos motoristas é redobrar a atenção nas áreas em obras e, sempre que possível, utilizar rotas alternativas.







