Seguem abertas até a próxima segunda-feira, 1º de dezembro, as inscrições para os processos seletivos de cursos técnicos gratuitos oferecidos pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). As oportunidades são voltadas a jovens e adultos e contemplam duas modalidades: cursos técnicos integrados ao ensino médio na Educação de Jovens e Adultos (EJA EPT) e cursos técnicos subsequentes ao ensino médio. As aulas estão previstas para começar no primeiro semestre de 2026.
Ao todo, são 360 vagas distribuídas entre os campi de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã. Entre os cursos ofertados estão Administração, Agricultura, Marketing e Manutenção e Suporte em Informática, com formações que atendem demandas do mercado e ampliam as oportunidades de inserção profissional.
Cursos para diferentes perfis de estudantes
Os cursos EJA EPT são destinados a pessoas com 18 anos ou mais, que tenham concluído ou estejam concluindo o ensino fundamental até a data da matrícula, prevista para janeiro de 2026. Nessa modalidade, os estudantes cursam ensino médio e formação técnica de forma integrada, com aulas presenciais no período noturno.
Já os cursos técnicos subsequentes são destinados a quem já concluiu o ensino médio. Assim como na EJA EPT, as aulas são presenciais no período noturno, e as vagas estão distribuídas entre três campi da instituição.
Distribuição de vagas
EJA-EPT – 1º semestre de 2026
Aquidauana – Técnico em Administração (40)
Campo Grande – Técnico em Administração (40)
Corumbá – Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (40)
Dourados – Técnico em Administração (40)
Naviraí – Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (40)
Nova Andradina – Técnico em Agricultura (40)
Cursos Técnicos Subsequentes – 1º semestre de 2026
Dourados – Técnico em Marketing (40)
Naviraí – Técnico em Agricultura (40)
Ponta Porã – Técnico em Agricultura (40)
Cotas e critérios de seleção
Metade das vagas de cada edital é reservada para candidatos que tenham cursado todo o ensino fundamental (EJA EPT) ou médio (subsequente) em escola pública. Há ainda cotas para baixa renda, além de vagas específicas para candidatos pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
A seleção será feita por sorteio eletrônico, marcado para 17 de dezembro. Nos casos em que o número de inscritos for menor que o de vagas, não haverá sorteio e todos os candidatos homologados serão convocados para matrícula. O resultado final está previsto para 14 de janeiro e as aulas devem começar em fevereiro de 2026.
Como se inscrever
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pela Página do Candidato, na Central de Seleção do IFMS. Os editais completos — nº 80/2025 (EJA EPT) e nº 81/2025 (Subsequentes) — estão disponíveis no portal da instituição.
Dúvidas devem ser enviadas para: [email protected].






