O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai contratar 9.580 profissionais temporários para pesquisas e mapeamentos em todo o País. A autorização foi publicada nesta terça-feira (12) no Diário Oficial da União e prevê processo seletivo simplificado, com edital previsto até fevereiro de 2026.
As vagas terão contratos iniciais de um ano, prorrogáveis por até três, conforme a necessidade para conclusão dos trabalhos. Do total, 8.480 postos serão para agentes de pesquisas e mapeamento, responsáveis pela coleta de dados em campo, e 1.100 para supervisores de coleta e qualidade, que coordenam e monitoram as equipes.
Os salários ainda não foram divulgados, mas serão definidos pelo IBGE dentro dos limites previstos pela Lei nº 8.745/1993 e informados no edital. As contratações serão custeadas com recursos orçamentários específicos.
A nova portaria também mantém a possibilidade de prorrogação dos contratos atuais, autorizados em 2023, desde que haja justificativa para a conclusão das pesquisas.
Criado em 1934, o IBGE é responsável por levantamentos como o Censo Demográfico, a PNAD e estudos sobre agricultura, indústria e comércio, produzindo dados essenciais para políticas públicas e decisões econômicas.
Foto:© Tânia Rêgo/Agência Brasil