sexta-feira, 11 de julho de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Hoje é o último dia para negociar dívidas com o município e ter desconto de até 80%

Termina hoje o prazo para que contribuintes de Campo Grande regularizem suas dívidas com o município por meio do Programa de Regularização Fiscal — o Refis 2025. Com descontos que chegam a 80% sobre juros e multas, o programa tem atraído centenas de moradores à Central de Atendimento ao Cidadão (CAC).

Moradora do bairro Manoel Taveira, Ana Paula Tavares foi uma das pessoas que buscou atendimento presencial para aproveitar os últimos dias da campanha. “É uma boa oportunidade de pagar os débitos em aberto, de forma parcelada e organizada”, disse.

Desde a abertura do Refis, em 10 de junho, mais de 35 mil atendimentos já foram realizados, somando os canais presenciais e online. Embora a adesão digital esteja disponível 24 horas por dia pelo site refis.campogrande.ms.gov.br, muitos ainda preferem resolver pessoalmente — mesmo com a espera.

“Como diz o ditado popular e como todo bom brasileiro, acabei deixando para a última hora. Mesmo tendo que enfrentar fila, ainda achei válido vir buscar a negociação”, afirmou Sebastiana Ribeiro, moradora do bairro Santo Amaro.

Condições de negociação

O Refis 2025 oferece diferentes faixas de desconto, de acordo com o tipo de débito e a forma de pagamento. Para débitos imobiliários (como o IPTU), há abatimento de até 80% para pagamento à vista, ou 60% em caso de parcelamento — com entrada mínima de 5% e até 18 parcelas.

Para débitos econômicos (como ISS), os descontos seguem a mesma lógica: 80% à vista e 60% no parcelado, com o número de parcelas podendo chegar a 60, desde que o valor mínimo seja de R$ 100.

Parcelamentos anteriores também podem ser renegociados, com descontos que variam de 10% a 30% sobre o saldo consolidado. Há ainda a opção de regularizar apenas as parcelas vencidas, com 25% de abatimento.

Empresas ou contribuintes com débitos superiores a R$ 150 mil podem recorrer à Transação Excepcional, que permite parcelamento em até 120 vezes, após análise individual da dívida.

Os pagamentos podem ser feitos em bancos conveniados ou em casas lotéricas, e a adesão ao programa também está disponível via WhatsApp, pelo número (67) 4042-1320, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Digital e sem burocracia

A Prefeitura de Campo Grande investiu em um sistema digital que permite a adesão ao Refis de forma rápida e segura, dispensando inclusive a impressão de boletos. A expectativa da administração municipal é de que os últimos dias concentrem grande volume de adesões, especialmente de contribuintes que preferem negociar pessoalmente.

Quem quiser aproveitar os descontos e evitar filas, ainda tem a opção de acessar o site e concluir o processo online até as 23h59 desta sexta. Após essa data, não haverá prorrogação.

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas