A massa de ar frio que derrubou as temperaturas em Mato Grosso do Sul está se afastando e abre espaço para um novo cenário: dias de calor intenso e ar cada vez mais seco. O amanhecer desta quarta-feira (13) ainda teve sensação de frio, mas o padrão das últimas manhãs geladas começa a perder força.
O Climatempo aponta que áreas do sul e sudoeste do estado tiveram registros de neblina e névoa no início do dia. Ao longo da manhã, o sol passa a predominar e impulsiona a elevação das temperaturas, que devem chegar a 29 °C em Campo Grande. Nos próximos dias, a tendência é de calor em todas as regiões, com máximas acima dos 30 °C no fim de semana.
Com a chegada da massa de ar seco, a umidade relativa despenca e acende o alerta para riscos à saúde e aumento do potencial de queimadas. O Inmet prevê índices entre 20% e 12% em Campo Grande, mas em alguns municípios os valores serão ainda menores, abaixo de 12%, caracterizando situação de emergência.
Sem previsão de chuva até o início da próxima semana, a qualidade do ar deve piorar, sobretudo no Pantanal. Apesar do calor durante o dia, as madrugadas continuarão com temperaturas mais baixas pelo menos até sábado, mantendo a grande diferença entre manhã e tarde.
As recomendações incluem hidratação constante, evitar exposição prolongada ao sol nas horas mais quentes e reduzir esforços físicos ao ar livre. Para amenizar os efeitos do clima seco, especialistas sugerem umidificar os ambientes e proteger olhos, nariz e boca do ressecamento.