quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

Em situação crítica, Hemosul pede doação para estoque de plaquetas e sangue A+ e O+

O Hemosul, responsável pelo abastecimento de sangue e componentes sanguíneos em Mato Grosso do Sul, emitiu um novo alerta para a doação de plaquetas, com foco nos tipos sanguíneos A positivo e O positivo, que registram os estoques mais baixos no momento. Apesar da prioridade, todas as tipagens são bem-vindas.

De acordo com a coordenadora geral do Hemosul, Marina Sawada Torres, a validade das plaquetas é de apenas cinco dias, o que exige reposição constante. “O ideal para mantermos os estoques em níveis seguros é receber entre 130 e 150 doações por dia. A participação da população é essencial para garantir o atendimento hospitalar”, explicou.

As plaquetas são fundamentais em tratamentos de pacientes oncológicos, hematológicos, em transplantes de órgãos e cirurgias de grande porte. “Cada doação contribui diretamente para salvar até quatro vidas. O sangue não tem substituto — dependemos exclusivamente da solidariedade das pessoas”, reforçou Marina.

O Hemosul reforça que doar sangue é um procedimento simples, rápido e seguro. Os doadores precisam estar em boas condições de saúde, pesar mais de 51 kg, ter entre 16 e 69 anos, apresentar documento oficial com foto e seguir orientações como dormir bem na noite anterior, evitar alimentos gordurosos e manter-se hidratado.

As doações podem ser feitas na sede do Hemosul Coordenador, localizada na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 12h. Também há coleta pela manhã nos postos da Santa Casa e do Hospital Regional.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3312-1517 e (67) 98163-1547 (WhatsApp).