O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul deu início ao 38º Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar (PMMS) no Polo de Dourados. Com um formato inovador e duração de 10 meses, o curso prepara os futuros soldados para enfrentar os desafios da segurança pública na fronteira.
Na manhã de hoje, o vice-governador de MS, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, foi o palestrante na aula magna e abordou os principais desafios na região. Além disso, também ressaltou a importância de formar profissionais capacitados para enfrentar os desafios complexos que a faixa de fronteira impõe, especialmente em uma cidade como Dourados, que concentra importantes batalhões da polícia. “Dourados é uma cidade estratégica, que exige um policiamento qualificado, não apenas para manter a ordem, mas para enfrentar o crime organizado e proteger nossa população”, afirmou.
O programa formação de novos soldados reflete o compromisso do governo em ampliar a presença da Polícia Militar na região da fronteira, considerando que a segurança pública é um desafio constante devido ao tráfico de drogas, o porte ilegal de armas e os conflitos agrários. Os novos soldados reforçarão o combate a essas práticas e trazer mais tranquilidade para o Estado.
O vice-governador também pontuou o crescimento do efetivo feminino na PMMS. “A presença de mulheres na corporação tem sido um diferencial, especialmente no Programa Mulher Segura (Promuse), que agora também atende aldeias indígenas. Essas futuras policiais serão fundamentais nesse trabalho,” acrescentou.
Com um enfoque na promoção da cidadania e no combate ao crime, o curso também inclui a ampliação de programas como o Proerd, voltado à prevenção do uso de drogas entre os jovens, e a Polícia Comunitária Indígena, que fortalece a integração nas aldeias da região. “Esses programas não só reforçam a segurança, mas criam vínculos de confiança entre a PM e a comunidade”, explicou o vice-governador.
Ao final, Barbosinha concluiu a aula ressaltando o papel da Polícia Militar na construção de uma sociedade mais justa e segura. “Cada um desses futuros soldados será responsável por proteger vidas e garantir a paz em nossa sociedade. A missão que eles têm é uma das mais nobres, e tenho certeza que estão prontos para honrar esse compromisso com o Mato Grosso do Sul”, disse.