O edital para o processo seletivo dos Colégios Militares do Brasil foi publicado nesta segunda-feira (1º) no Diário Oficial da União, abrindo oficialmente o período de inscrições, que vai até o dia 2 de outubro. Ao todo, são 370 vagas destinadas ao 6º ano do Ensino Fundamental e 50 para o 1º ano do Ensino Médio em unidades espalhadas pelo país.
Em Campo Grande, a concorrência promete ser acirrada: o Colégio Militar da Capital (CMCG) terá apenas 10 vagas para o 6º ano do Fundamental, sem oferta para o Ensino Médio. As oportunidades são restritas, mas tradicionalmente muito disputadas, já que a instituição é considerada uma das mais prestigiadas da rede militar de ensino.
A taxa de inscrição é de R$ 95 e deve ser paga até 2 de outubro. O pedido de isenção pode ser feito presencialmente no CMCG até 15 de setembro. O responsável legal deve apresentar documentação que comprove a condição de carência socioeconômica, como inscrição em programa social do governo.
De acordo com o edital, a seleção segue os critérios estabelecidos pelo Exército e reforça a prioridade em manter o alto padrão acadêmico e disciplinar das unidades. Os candidatos aprovados terão acesso a um ensino reconhecido pela qualidade e pela formação voltada para valores cívicos e de cidadania.
Com o número limitado de vagas em Campo Grande, a expectativa é de forte procura, o que deve aumentar a competitividade entre os candidatos e seus familiares já nos primeiros dias de inscrição.
Foto: Divulgação/Colégio Militar CG