No próximo sábado (30), a Praça Ary Coelho se transforma em ponto de encontro para quem ama animais. A partir das 8h, acontece a 8ª edição do “Campo Grande é o Bicho”, iniciativa da Coordenadoria de Controle de Zoonoses (CCZ) que já faz parte do calendário de aniversário da Capital. A programação oferece uma série de serviços gratuitos voltados à saúde e ao bem-estar animal, reforçando a importância da chamada “saúde única” — que conecta pessoas, pets e meio ambiente.
Segundo a veterinária e coordenadora da CCZ, Cláudia Macedo, o evento é uma forma de levar os atendimentos até a população: “Nem todos conseguem levar seus pets até a sede da CCZ, por isso levamos os serviços até a comunidade, ampliando o acesso e incentivando a prevenção.”
O que vai ter no evento:
-
Orientações sobre prevenção da raiva e leishmaniose;
-
Testagem rápida para diagnóstico de leishmaniose canina;
-
Pré-cadastro para castração gratuita de cães e gatos;
-
Atividades lúdicas e educativas para crianças.
A castração, segundo Cláudia, é uma das principais ferramentas para controlar a população de animais em situação de rua, o que também reduz riscos de doenças. Já a testagem rápida ajuda no monitoramento da leishmaniose, garantindo prevenção e tratamento mais eficaz.
Mais do que serviços, o “Campo Grande é o Bicho” busca fortalecer a consciência coletiva sobre a responsabilidade com os pets. Para a CCZ, envolver as crianças nesse processo é fundamental, já que elas se tornam multiplicadoras das boas práticas de cuidado e respeito aos animais.