segunda-feira, 29 de junho de 2026

Brasil x Japão altera expediente nesta segunda; veja o que abre e o que fecha em Campo Grande

O jogo entre Brasil e Japão, válido pela fase de mata-mata da Copa do Mundo de 2026, vai mudar a rotina de Campo Grande nesta segunda-feira (29). Com a bola rolando às 13h (horário de Mato Grosso do Sul), bancos, repartições públicas, escolas e parte do comércio terão horários especiais de funcionamento para permitir que servidores, trabalhadores e torcedores acompanhem a partida.

As repartições públicas estaduais e municipais terão expediente reduzido. O Governo do Estado decretou ponto facultativo, enquanto a Prefeitura de Campo Grande definiu que os setores administrativos funcionarão apenas até as 11h30. Os serviços considerados essenciais, como atendimento de urgência na saúde, seguem normalmente.

As escolas das redes municipal e estadual também encerrarão as atividades às 11h30. Segundo a administração municipal, a mudança não comprometerá o calendário letivo, já que os dias e a carga horária obrigatória serão compensados ao longo do ano.

Nos bancos, a orientação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) é para que o atendimento ao público ocorra até as 12h. O expediente será retomado normalmente na terça-feira (30).

O funcionamento do comércio será facultativo durante o horário da partida. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande (CDL-CG), não existe legislação que obrigue o fechamento das lojas em dias de jogos da Seleção Brasileira. A entidade recomenda que cada empresário avalie a possibilidade de flexibilizar a jornada dos funcionários.

Os supermercados funcionarão normalmente durante todo o dia. Já nos shoppings Campo Grande, Bosque dos Ipês e Norte Sul Plaza, o fechamento das lojas entre 12h30 e meia hora após o fim da partida será facultativo, enquanto as praças de alimentação permanecerão abertas. No Shopping Pátio, o jogo será transmitido na Praça de Alimentação. As lojas funcionarão das 8h às 12h30 e reabrirão às 15h30, com encerramento das atividades às 20h.

O Camelódromo atenderá das 8h às 12h30, retomando o expediente normal nos dias seguintes.

Entre os órgãos públicos, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) funcionará até as 11h. A Defensoria Pública, o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT-24) e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) também atenderão das 7h às 11h. No TRT, as demandas após esse horário serão direcionadas ao plantão judiciário.

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) manterá o balcão virtual das 12h às 13h e das 15h às 18h. Caso a partida tenha prorrogação ou disputa por pênaltis, o retorno do atendimento será adiado em uma hora.

No Detran-MS, o funcionamento será alterado conforme a unidade. Em Campo Grande, a agência do Shopping Campo Grande atenderá das 16h30 às 22h, enquanto a unidade do Shopping Bosque dos Ipês funcionará das 10h às 12h. As Agências Fácil, Sest Senat, Agência Digital do Shopping Norte Sul Plaza, Sindicato dos Despachantes e os pátios PMAX e Autotran atenderão das 7h30 às 11h. No interior do Estado, o atendimento ao público também ocorrerá das 7h30 às 11h.

Na área da saúde, a Casa da Saúde atenderá das 7h às 11h30. Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Centros Regionais de Saúde (CRSs), Unidades de Saúde da Família (USFs) e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) manterão atendimento normal durante todo o dia.

Enquete

[totalpoll id="195"]

Últimas