quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

Agetran divulga interdições no Carnaval de Campo Grande; veja dados, locais e desvios

A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) publicou o cronograma de interdições viárias programadas para o período de Carnaval em Campo Grande. Os bloqueios, segundo a agência, têm como objetivo organizar o tráfego e reduzir riscos em áreas de eventos, com apoio de sinalização provisória e atuação de agentes de trânsito.

A recomendação é que os motoristas planejem rotas alternativas, respeitem os horários no local e evitem circulares nas vias bloqueadas nos horários de concentração e dispersão. Para quem vai aos eventos, a orientação é antecipar a posição e, quando possível, usar transporte público ou aplicativos. A Agetran também reforça as regras de segurança no trânsito, com alerta para não dirigir após consumo de álcool e manter atenção à sinalização temporária.

As primeiras interdições estão previstas para os ensaios técnicos das escolas de samba, na Praça do Papa, na terça (11) e quarta (12), a partir das 19h. Como rotas alternativas, a agência indica as avenidas Presidente Vargas, Aeroclube e Fernando de Noronha.

Na quinta (13), os bloqueios se concentram na região central, principalmente no entorno da Rua 14 de Julho e Avenida Calógeras, por causa de bloqueios em diferentes pontos. O Bloco Farofolia ocorre na Rua Dr. Temístocles (entre a 14 de Julho e as Calógeras), das 16h à meia-noite; no mesmo horário, o Bloco Só Love fica na Rua General Melo (entre a 14 de Julho e as Calógeras). Já o Bloco Reggae acontece na Avenida Calógeras, na esquina com a Avenida Mato Grosso, das 18h à meia-noite.

Na sexta (14), a agenda segue com o Bloco Reggae (Avenida Calógeras com Avenida Mato Grosso), das 18h à meia-noite; o Bloco Cordão Valu (Avenida Calógeras, entre Rua General Melo e Avenida Mato Grosso), das 15h à meia-noite; e o Bloco Ipa Lelê (Avenida Mato Grosso, entre a 14 de Julho e as Calógeras), das 16h à meia-noite.

No fim da semana, o Bloco Capivara Blasé ocorre no sábado (15) e domingo (16), na Rua Dr. Temístocles (entre a 14 de Julho e as Calógeras), das 14h à meia-noite. Para os blocos listados nessa região, a Agetran aponta como alternativas à Avenida Mato Grosso (sentido Rua Rui Barbosa até Rua 13 de Maio), os cruzamentos da Rua 14 de Julho com a Rua Antônio Maria Coelho e a Avenida Ernesto Geisel com a Rua Antônio Maria Coelho.

No domingo (16), além dos blocos, começa o desfile oficial das escolas de samba, na Praça do Papa, com programação também na segunda (17), sempre a partir das 19h. Para o entorno do desfile, as alternativas informadas são as avenidas Presidente Vargas, Aeroclube e Fernando de Noronha.

Ainda no domingo (16), há bloqueios previstos para o Bloco Barra da Saia, no Teatro da Orla Morena (Cabreúva), das 15h às 22h, com desvios sugeridos pela Avenida Noroeste com a Rua Feliciana Carolina e pela Rua 11 de Outubro até a Rua Plutão. No mesmo dia, o Bloco Subaquera ocorre na Rua Abdalla Roder, nº 692 (Vila Margarida), das 16h à meia-noite; as rotas alternativas indicadas são os índices de Abdalla Roder com as ruas Carneiro Campos e Elizioter Araújo França.

Depois do desfile, a apuração das notas está marcada para terça (18), no Teatro de Arena do Horto Florestal, a partir das 17h. A entrega das premiações ocorre na quinta (20), no Armazém Cultural, na Esplanada Ferroviária, a partir das 18h.

Fechando o calendário, a Agetran prevê interdições para dois blocos em 21 de fevereiro: o Bloco Forrozeiros MS, na Rua Dr. Temístocles (entre a 14 de Julho e as Calógeras), das 18h à meia-noite; e o Bloco Eita, na Avenida Calógeras com Avenida Mato Grosso, das 14h à meia-noite.