domingo, 30 de março de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio
Primeiro palestrante convidado é Antonio Carlos Secchin Foto: Fernando Rabelo

Secchin é o imortal da ABL no primeiro Chá Acadêmico da ASL de 2025

A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL) inicia sua programação de 2025 com o primeiro Chá Acadêmico do ano, que acontece na quinta-feira, dia 27 de março, às 19h30, no auditório da instituição. O evento terá como convidado especial o imortal Antônio Carlos Secchin, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), que abrirá a série “ABL na ASL: Palestras Imortais”, realizada em parceria com a Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul. A palestra é presencial, com entrada franca.

Palestra: “Iracema – de José de Alencar a Chico Buarque”

No encontro, Secchin abordará as transformações do mito de Iracema, desde sua criação no romance de José de Alencar até sua releitura desidealizada na canção de Chico Buarque. A análise também contemplará outras representações menos conhecidas, como a do parnasianismo, destacando a visão de Olavo Bilac.

Arte e música na programação

O evento marca também o reinício de dois importantes projetos da ASL:

Arte na Academia: Parceria com a Confraria Sociartista, que levará artistas visuais para produzirem pinturas ao vivo durante o evento, interagindo com o público. Nesta edição, os convidados são Lúcia Monte Serrat e Lúcio Laranjeira. Lúcia, mestre em Educação e professora aposentada da UFMS, trabalha com figuras femininas e cores vibrantes. Já Lúcio, artista Naif, retrata elementos pantaneiros em sua obra.

Música Erudita e suas Fronteiras: Realizado em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), dentro do projeto “Movimento Concerto”, trará apresentações musicais ao público. Nesta edição, os artistas convidados são Pieter Rahmeier, mestre em Música pela Universidade Federal de Goiás e professor da UFMS, e Pedro Vicente, acadêmico de Música da UFMS.

Antônio Carlos Secchin

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Secchin ocupa a Cadeira nº 19 da ABL. Foi professor de Literatura Brasileira em universidades de países como França, Itália e Portugal, além de ter lecionado na Faculdade de Letras da UFRJ, onde tornou-se professor emérito. Com mais de 500 palestras e 50 cursos de pós-graduação ministrados, é membro de diversos conselhos editoriais e recebeu vários prêmios literários, incluindo distinções da ABL e da Fundação Biblioteca Nacional.

Serviço

Chá Acadêmico – ABL na ASL: Palestras Imortais
Palestra: “Iracema – de José de Alencar a Chico Buarque”, com Antônio Carlos Secchin
Data: 27 de março de 2025, às 19h30
Local: Auditório da ASL – Rua 14 de Julho, 4653 (Altos do São Francisco), Campo Grande-MS
Entrada franca | Evento presencial

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas