quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

Fundação de Cultura emite Carteira do Artesão em evento do Governo Federal no Parque Lageado

  • Publicado em 05 fev 2026

    por Karina Medeiros de Lima •

  • A Fundação de Cultura está presente na Feira da Cidadania, evento do Governo Federal que acontece nesta quinta-feira (5), no CEU das Artes (Centro de Artes e Esportes Unificados) Parque Lageado, Até o momento, já foram emitidas 10 Carteiras Nacionais do Artesão e feitas orientações sobre o SICAB – Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro. A expectativa é que até o fim do dia sejam emitidas até cem Carteiras.

    Campo Grande (MS) é a quarta cidade do país a receber o Governo do Brasil na Rua. Os visitantes têm à disposição um conjunto de serviços públicos gratuitos e sem agendamento, com a oportunidade de sair do local com demandas plenamente atendidas. Entre os serviços mais procurados, estão perícias do INSS, vacinação para todas as idades, microchipagem de cães e gatos e atendimentos de saúde.

    Presente no estande que está emitindo a Carteira do Artesão, Ana Beatriz Helleri, do Ministério do empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa, disse ser muito importante o evento pelo fato de o governo estar mais perto do povo. “O nosso governo é o governo do povo. Então, nós estamos fazendo mais de 27 capitais brasileiras, esse governo na rua, e a importância também é trazer serviço para a comunidade, porque às vezes a comunidade fica um pouco mais afastada dos serviços do governo federal. E essa parceria também entre governo e Estado, como a gente está tendo aqui, da Fundação de Cultura com o nosso Ministério, ela é importante porque o serviço precisa chegar à comunidade, a Carteira do Artesão”.

    Para a diretora de Artesanato, Moda e Design da FCMS, Katienka Klain, a importância do evento está não só na emissão da Carteira do Artesão, mas também na transmissão de informações, “como que a Carteira Nacional funciona, qual a documentação, onde ela pode atingir, quais são os direitos dela contra o artesão, então acaba tendo essa quantidade de informação. A Carteira Nacional da Artesão é um documento de direito a todos, então é um acesso que o profissional do artesanato tem. Estar aqui dá direito de cidadania, direito de acesso ao serviço para o cidadão”.

    A artesã Jaqueline Gabriela Vitale Poleto faz artesanato desde os seis anos de idade, e hoje ela está com quase 50 anos. Ela faz amigurumi, que são os bonecos em crochê, e durante o evento, ela procurou o estande da Fundação de Cultura para ter a sua Carteira Nacional do Artesão. “Ter a Carteira do Artesão significa a possibilidade de expor aquilo que eu faço com tanto amor e prazer. Pretendo ir em feiras, eventos, para estar expondo algo que eu faço com tanto carinho. Eu recebi o convite virtual e vim prestigiar o evento porque eu acho importante, o evento facilita muito a vida das pessoas”.

    Texto: Karina Lima

    Fotos: Ricardo Gomes


    Fonte: Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul – FCMS