A partir desta quinta-feira (22), São Luís, capital do Maranhão, celebra a cultura urbana feita no estado por meio do Festival Audiovisual Batalha na Praça, que em 2026 completa dez anos. Até o próximo sábado (24), o público terá um panorama da produção do hip-hop, do cinema, de videoclipes e da cultura de rua do Maranhão.

Serão três dias de programação gratuita, com mostras competitivas, exibições especiais, oficinas, homenagens e shows. Um dos destaques do evento é a batalha de MCs, no Teatro João do Vale, na sexta-feira (23) e no sábado. As inscrições podem ser feitas no local, antes das pelejas começarem.
Já a mostra competitiva terá a exibição de curtas-metragens e videoclipes de até 20 minutos inspirados no universo da cultura de rua, além da exibição do webdocumentário “Batalha na Praça – 10 Anos”, que traz registros e depoimentos do movimento cultural que estreou na ilha há uma década. Os melhores trabalhos serão premiados em categorias como Melhor Curta, Melhor Videoclipe, Direção, Roteiro, Fotografia e Documentário.
O festival também oferece uma oficina formativa na Casa do Tambor de Crioula, que fica no Centro Histórico, abordando as etapas de criação de um videoclipe, da pré-produção à pós-produção, envolvendo temas como direção criativa e de cena, direção de fotografia e produção audiovisual.
Os shows musicais e de hip hop ficam por conta do grupo Família Força Gueto, Gcas convida Morango Kush e Preto Nando com participação de Célia Sampaio. A programação ocorre no Teatro João do Vale, que fica no Centro Histórico de São Luís.
O calendário dia a dia está disponível no instagram @festivalaudiovisualbnp.
*Com sonoplastia de Jailton Sodré
Fonte: Radioagência Nacional – EBC



