segunda-feira, 20 de maio de 2024
Campo Grande
17°C

Rádio SOUCG

Espaço Cultural do TCE-MS abre exposição com obras de servidores

Em apoio e valorização das múltiplas expressões artísticas, o Espaço Cultural do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul iniciou na manhã desta sexta-feira, 1º de março, a “Exposição Talentos do TCE-MS”, com obras assinadas por servidores e familiares.

 

No evento de abertura, realizado no saguão da Corte de Contas, os servidores foram recebidos com boa música e muita dança. Liderados pelo maestro Fábio Bernobic, os servidores que compõem o Coral do TCE-MS apresentaram conhecidas músicas do repertório brasileiro. Já a dança do ventre foi apresentada por servidoras que participam do projeto Dança da Vida, que tem como líder a professora e bailarina Nidal Abdul.

 

 

A palavra de boas-vindas ficou por conta do conselheiro Marcio Monteiro que ressaltou a importância do evento e elogiou as obras da exposição. “Um momento extremamente prazeroso, porque estamos aqui tendo oportunidade de conhecer os talentos que temos na casa. Uma exposição de muito bom gosto, com obras espetaculares e que tem surpreendido a todos nós. Parabenizo o nosso presidente do Tribunal de Contas, Jerson Domingos, por nos dar essa oportunidade de conhecer esses talentos, e parabenizo aos artistas que estão nos dando a oportunidade de ver essas obras maravilhosas aqui expostas”.

Representando o presidente da Corte de Contas, conselheiro Jerson Domingos, o diretor da Secretaria de Controle Externo, Eduardo Dionizio, parabenizou o conselheiro Osmar Jeronymo pela iniciativa de idealizar o Espaço Cultural do TCE-MS. Em sua fala, ele destacou que além dos afazeres ordinários desempenhados diariamente, outras atividades exercidas pelos servidores têm sido uma grata surpresa.

 

“Como exemplo temos aqui o coral, formado por servidores, que nos brindou com belas canções e uma qualidade excepcional nesta manhã. Outro exemplo são os nossos atletas que participaram das Olimpíadas dos Tribunais de Contas e nos orgulharam com muitas medalhas no ano passado. Há também aqueles que ministram cursos na Escoex, aqueles que desenvolvem atividades no artesanato e tantos outros. E hoje, estamos abrindo a nova temporada de exposições em nosso espaço com obras assinadas por nossos servidores”, pontuou Eduardo Dionizio.

O diretor da Secretaria de Controle Externo ainda afirmou que não há nada mais importante para o ser humano do que se sentir parte de um grupo, de uma instituição. “É justamente isso que a gestão do presidente Jerson Domingos, juntamente com os conselheiros, tem nos permitido, nos sentirmos parte desta instituição. Independente da função que exercemos, todos nós, desde a nobre missão das meninas e meninos que limpam o chão que pisamos e os banheiros que utilizamos, até os conselheiros, nos sentimos parte do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul. E para finalizar cito uma fala que o nosso presidente Jerson Domingos sempre afirma; ‘Eu não sou um conselheiro, sou também um servidor desta casa’”, concluiu Dionizio.

Entre as obras dos 12 servidores que estão expondo, estão as telas do auditor de controle externo, Ricardo José Alberti, feitas com o recurso da Inteligência Artificial. “Para nós que trabalhamos aqui ter essa oportunidade é muito gratificante. Sou formado em artes e faço também trabalhos de pintura clássica em acrílico, só que nesta exposição, estou trabalhando com Inteligência Artificial, e fiquei bem satisfeito com os resultados”.

Com uma fotografia conceito, o auditor de controle externo Caio Rezende contou o significado de sua importante obra. “Essa fotografia, fiz em um momento de um significado muito grande para mim. Ela representa os primeiros dias de vida do meu filho e o último do meu pai, que partiu no dia seguinte. Meu filho Gabriel nasceu um dia antes dessa foto, e no dia seguinte que tivemos alta da maternidade, fomos já direto para a casa do meus pais, para que o meu pai pudesse conhecer o Gabriel. Um momento único, entre os dois, avô e neto. A última coisa que meu pai queria antes de falecer era poder conhecer o neto e essa foto retrata isso, esse último momento entre os dois”.

Para a curadora do Espaço Cultural, Selma Rodrigues (Seceu), o TCE-MS poder contar com o espaço que valorize todas as expressões artísticas de MS e, agora, nesta exposição com obras assinadas por servidores da casa, é um privilégio. “A ideia do conselheiro Osmar Jeronymo em idealizar o Espaço Cultural, era justamente poder trazer uma humanização, um fôlego, um respiro para os próprios servidores que trabalham no Tribunal de Contas, que lidam com a responsabilidade do trabalho diário. Para que eles possam neste espaço, localizado no coração do prédio do TCE-MS, poder contar com um ambiente acolhedor e que promova a humanização”.

Confira os artistas desta edição: Lucas Cavalheiro – Curta metragem; Caio Rezende – Fotografia; Marycleide Vasques – Fotografia; Fabiana Felix – Fotografia; Priscila Afonso – Fotografia; Wagner Leite Thomaz – Fotografia; Daniela Marques Caramalac – Pintura a base de tinta nanquim, acrílica e lápis de cor; Jane Camy – Pintura a base de álcool; Jaqueline Corrêa – Óleo sobre tela; Suely do Carmo Miranda – Aquarela; Silvana da Silva Sampaio – Óleo sobre tela, e Ricardo José Alberti – Inteligência Artificial (IA).

O Espaço Cultural do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul foi inaugurado no dia 25 de setembro de 2023, com o objetivo de homenagear artistas representantes das múltiplas linguagens da arte que marcam a cultura sul-mato-grossense.

Fonte: Olga Cruz/TCE – MS

Foto: Divulgação TCE

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas