O Pará tem grandes representantes da nossa cena musical, cujas composições e ritmos autênticos se baseiam na rica cultura, tradição e história do nosso estado.

Um exemplo é o músico, escritor e poeta paraense Renato Torres. Ele começou na poesia durante a adolescência, e, no fim dos anos 80, ingressou na música e integrou várias bandas de Belém. Torres comenta qual é a principal ferramenta que um compositor deve ter.
“Acho que a principal ferramenta é encontrar o prazer, a alegria de fazer aquilo, entender como isso nos ajuda — a nós que criamos, que compomos — como isso nos ajuda a ir melhorando, humanamente falando.”
O Dia Mundial do Compositor foi instituído inicialmente no México, em 1945, em comemoração à Fundação da Sociedade de Autores e Compositores do México. A celebração se espalhou por outros países a partir de 1983, momento em que se tornou de fato mundial.
Ouça também 🎧: “Evidências” foi a música mais tocada nos palcos em 2025
O compositor é a mente criativa que dá vida às músicas, que se inspira para criar letras e arranjos que toquem o coração das pessoas. É dessa forma que os cantores e os grupos musicais se conectam com o público, que se identifica e se cativa. Antes de chegar aos ouvidos, a melodia nasce no silêncio da alma de quem cria.
O Dia Mundial do Compositor, comemorado em 15 de janeiro, homenageia estes artistas.
Fonte: Radioagência Nacional – EBC







