O prefeito Eduardo Paes entregou nesta sexta-feira (13) as tradicionais chaves da cidade ao Rei Momo Danilo Vieira, marcando oficialmente a abertura do carnaval no Rio de Janeiro. A cerimônia aconteceu no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul da capital. 

A Corte Real será a responsável por comandar a folia nos próximos dias, marcando presença nos principais eventos carnavalescos na cidade.
A abertura também contou com apresentações da bateria da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, campeã do Carnaval do ano passado, e da banda da Guarda Municipal do Rio. O presidente da Riotur, Bernardo Fellows, afirmou que o Carnaval está diretamente ligado à forma como o Rio construiu sua identidade e força.
Além do Rei Momo, estiveram presentes na cerimônia Tia Surica; a Rainha do Carnaval 2026, Caroline Xavier; as Princesas Samara Trindade e Luana Fernandes; e a Corte LGBT+ do carnaval, composta pelo muso John Sorriso, pela musa Viviane Carvalho e também pela cidadã não-binária Wend.
O evento teve, ainda, a participação da família Candonga, guardiã da chave da cidade entregue ao Rei Momo, e representantes das Associações das Velhas Guardas das escolas de samba cariocas.
Fonte: Radioagência Nacional – EBC





