O vereador Claudinho Serra (PSDB), de Campo Grande, foi preso na manhã desta quarta-feira (3) em operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado ) que cumpre oito mandados de prisão e 28 de busca e apreensão.
A investigação, porém, gira em torno de suposto esquema de desvio de verba na Prefeitura de Sidrolândia. Para isso, processos licitatórios e contratos administrativos eram fraudados. Havia, ainda, pagamento de propina a agentes públicos municipais.
O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) identificou também nova ramificação da organização criminosa, atuante no ramo de engenharia e pavimentação asfáltica. Até o momento foi identificado rombo de R$ 15 milhões aos cofres públicos.
A operação contou com o apoio operacional do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais), do Batalhão de Choque e da Força Tática da Polícia Militar.
Claudinho Serra é genro da prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo (PP). Entre abril e dezembro de 2021, ele foi diretor-presidente da Funesp (Fundação Municipal de Esportes) da cidade. Depois, assumiu a Secretaria Municipal de Fazenda, Tributação e Gestão Estratégica do referido município.