Novos tempos exigem novas abordagens. Já não há mais uma fórmula estática ou uma regra única para que o bom recrutamento aconteça — ou para que a busca por emprego se transforme na contratação tão aguardada. O cenário atual é marcado por um fenômeno em expansão: a diversificação na avaliação dos anúncios, tanto por quem divulga quanto por quem concorre às vagas. É essa tendência que a Super Quarta da Funsat transforma de desafio em oportunidade.
“Se antes era só as empresas decidindo, hoje o trabalhador também quer definir melhor o seu futuro. Com mais alternativas, é preciso se informar de forma completa, pois, depois do sim, não tem mais jeito. Com eventos como esse da Funsat vejo que equilibra mais essa questão”, comentou Kris Ellen Cavalheiro, 43 anos, moradora do bairro Pioneiros e candidata a novas possibilidades, ao participar da última edição do Emprega CG. Ela decidiu concorrer também às seleções de “perfil aberto”, que permitem maior flexibilidade na atuação.
Flexibilidade também foi o caminho escolhido por Wellington Flores, de 30 anos, morador da Vila Almeida, ao participar da Super Quarta da Fundação Social do Trabalho.
“Sempre trabalhei mais na área administrativa, porém, se for uma boa oportunidade, poderei me candidatar. Tudo depende dos dois lados se acertarem. Tenho um concurso para assumir no ano que vem, só que até lá, preciso ter uma renda, por isso vim até a Funsat”, contou.
Vinda do Parque do Lajeado, Gabriella Lorrayne, de 18 anos, foi avisada pelo pai sobre o evento e aproveitou para ampliar ao máximo o alcance do seu cadastro.
“Com certeza a ajuda da Funsat pode ser decisiva para uma contratação, e também para que aconteça rápido isso. O atendimento é ótimo, atencioso, onde explicam muito bem como funciona a questão de escolher e ser encaminhado a uma vaga”, mencionou.
Joelma Marques, auxiliar de Gente e Gestão do Fort Atacadista, destacou como ponto positivo da ação a ambientação proporcionada aos candidatos.
“Claro que a parceria junto ao Poder Público é válida, pois se torna um instrumento a mais. Pela configuração de hoje, as contratações são contínuas, muito devido à rotatividade, as empresas não fecham mais o período de contratações”, citou.

Também presente na edição, Ana Gomes, analista de Recursos Humanos da empresa Dual Serviços, concordou com a análise da colega.
“O recrutamento, com várias frentes, ocorre atualmente no presencial e no virtual, com o preenchimento de vagas bem dinâmico. O que coloca também aos candidatos a necessidade de estar sempre informados desses chamados. Com a nossa visita, penso que detalhes da oportunidade são explicados com mais praticidade a quem se interessar, questão importante para que a decisão seja assertiva no sim”, lembrou a especialista.
Em outubro, o cronograma do Emprega CG já abre com mais seis ações confirmadas, número que pode ser ainda maior, a partir de pedidos por itinerantes do programa, protocolados juntos Fundação. Confira nas redes sociais da pasta, no Instagram, o @funsat.cg, no Facebook, o “Funsatcampograndems”, a divulgação das próximas edições. O contato telefônico para mais informações é o (67) 4042-0585/Ramal 5841.
#ParaTodosVerem As imagens são da Super Quarta da Funsat. A foto de capa é da fachada da Agência.