Começa a vigorar em setembro o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibic) criado pela Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado do Mato Grosso do Sul) para atender estudantes de graduação das unidades associadas ao Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS).
Bolsas de R$700 serão pagas diretamente pela Fundect, com recursos do Tesouro Estadual, a 600 acadêmicos, por um período de 12 meses, com 20% delas distribuídas em ações afirmativas. O investimento total é de R$ 5 milhões.
O edital foi lançado pela Fundect em junho e a seleção dos projetos e estudantes beneficiados ficou a cargo das instituições que fazem parte do CRIE – UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Anhanguera/Uniderp e IFMS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de MS).
“Com esse formato inédito de parceria com o CRIE-MS, o Governo do Estado, através da Fundect, quer despertar a vocação da pesquisa, incentivar novos talentos entre estudantes de graduação e formar profissionais qualificados em ciência e tecnologia que vão contribuir com o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul” destaca Márcio de Araújo Pereira, diretor-presidente da Fundect.
O anúncio do início do pagamento das bolsas do Pibic será feito pela Fundect, na segunda-feira, 28 de agosto, na Assembleia Legislativa, durante Sessão Solene Alusiva ao Dia Estadual da Educação Superior e Concessão da Comenda Pedro Pedrossian e da Medalha Darcy Ribeiro.
Data: 28 de agosto (segunda-feira)
Horário: 14h
Local: Plenário “Deputado Júlio Maia” – Palácio Guaicurus – ALEMS