Com o maior mutirão já realizado pela administração municipal nos cemitérios públicos da Capital (Santo Amaro, Santo Antonio e São Sebastião), as pessoas que forem visitar os túmulos dos familiares e amigos no Finados encontrarão um ambiente limpo e serão bem recebidos. Serão colocados banheiros químicos e a administração, capela e vias de acesso público passaram por benfeitorias.
De acordo com Marcelo Fonseca, diretor de Cemitérios Públicos, é a primeira vez que todos os cemitérios recebem uma grande equipe para fazer desde a capina e limpeza bem como manutenção da administração e capela. Além disso, todo o sistema elétrico está passando por manutenção, o que não ocorreu em anos anteriores. “A avenida principal do Cemitério Santo Amaro, que estava sem iluminação há dois anos por causa do furto de fios, agora está toda iluminada”.
Os visitantes vão encontrar também banheiros bem conservados, mas como o número de pessoas que passarão pelos cemitérios será grande no Dia dos Finados, serão instalados banheiros químicos. Marcelo Fonseca orienta as pessoas com dificuldade de locomoção, como os cadeirantes, que antecipem a ida aos cemitérios, pois no dia 2 não será permitida a entrada de veículos dentro dos locais e, no Santo Amaro, a Avenida Presidente Vargas estará interditado no trecho em frente.
O diretor destacou que, tudo está sendo feito seguindo a determinação da prefeita Adriane Lopes para a realização do trabalho com agilidade, qualidade e dedicação para deixar os locais nas melhores condições para a população. Na última sexta-feira, a prefeita esteve no cemitério Santo Amaro acompanhando o mutirão. “Tivemos uma chuva forte em Campo Grande (no dia anterior), trouxe vários prejuízos para a cidade. Aqui no cemitério Santo Amaro, o muro caiu, mas nós estamos aqui avaliando para trazer uma resposta rápida”.
Segundo Marcelo Fonseca, durante o temporal de quinta-feira (19) a força do vento, que chegou a 75 km/h, derrubou o muro em nove pontos. Para não atrapalhar os serviços do mutirão, a administração municipal agiu com rapidez na tomada de decisão e já foram colocados tapumes que serão retirados à medida que os muros forem reconstruídos. “Muitas famílias virão até o cemitério e para visita-los a gente precisa estar com a casa organizada”, disse Adriane Lopes durante visita ao cemitério Santo Amaro.
O mutirão concluiu os trabalhos no Santo Amaro e desde esta quinta-feira está no cemitério Santo Antonio. Nesse local, a capela vai passar por uma minirreforma. Na sequência as equipes vão para o cemitério São Sebastião (também conhecido como cemitério do Cruzeiro). Por causa das altas temperaturas, a Prefeitura antecipou a abertura dos cemitérios para às 6h no Dia dos Finados. O fechamento continua sendo às 17h. Quem quiser antecipar as visitas o horário em que os cemitérios municipais ficam abertos é das 7h às 17h.