quarta-feira, 16 de julho de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Prefeitura irá reativar o Ponto de Apoio para população em situação de rua nesta quinta-feira (17)

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS), irá reativar nesta quinta-feira (17), o Ponto de Apoio para a população em situação de rua no Parque Ayrton Senna, localizado no bairro Aero Rancho. A iniciativa segue orientação da Defesa Civil do município, que emitiu alerta de uma queda brusca de temperatura apenas na madrugada de sexta-feira (18), quando os termômetros na Capital devem marcar 12ºC.

Assim como nas últimas etapas, o Ponto de Apoio será aberto às 18 horas, com encerramento às 6 horas de sexta-feira, apenas para pernoite. A iniciativa tem como objetivo oferecer suporte às pessoas em situação de rua que recusam acolhimento permanente nas unidades da Rede de Assistência Social.

Desde o dia 28 de maio, quando teve início a primeira fase, já foram realizadas quatro etapas do projeto, que somaram 12 dias de atendimento noturno, acolhendo um total de 648 pessoas. Durante as ações, foram entregues 936 marmitas doadas por organizações da sociedade civil parceiras e entidades religiosas. Apesar das temperaturas elevadas registradas nas últimas duas semanas, a SAS continua intensificando as ações de acolhimento e abordagens à população em situação de rua durante o inverno.

No caso da Defesa Civil do município ampliar o alerta de queda de temperatura, as equipes da SAS manterão ativo o Ponto de Apoio.  

O trabalho de abordagem é reforçado com a entrega de cobertores e o mapeamento de pontos estratégicos, sempre respeitando o direito de recusa dos indivíduos aos serviços oferecidos, conforme garantido pela Constituição Federal. A população também pode colaborar denunciando locais onde há pessoas em situação de rua pelos telefones 156, (67) 99660-6539 e 99660-1469, possibilitando que as equipes atuem de forma mais eficiente.

As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) intensificam as ações, realizando abordagens 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados, com foco na região central, viadutos, praças e outros espaços públicos onde a população em situação de rua costuma buscar abrigo.

As unidades de acolhimento oferecem refeições diárias, alojamentos para grupos familiares, atendimento psicossocial e trabalho integrado com outras políticas públicas. Além disso, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) realiza atendimentos técnicos, orientações e encaminhamentos, promovendo autonomia e proteção social aos usuários, além de fornecer acesso à higiene, alimentação e documentação civil, contribuindo para a reinserção social dessas pessoas.

“Com essas ações contínuas, a Prefeitura busca garantir que a Assistência Social chegue até às pessoas que ainda têm resistência em aceitar o acolhimento permanente”, disse a secretária de Assistência Social, Camilla Nascimento.

#ParaTodosVerem A imagem de capa mostra a sala com colchões para etapa do projeto inverno acolhedor.

www.campogrande.ms.gov.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas