segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Prefeitura apresenta relatório quadrimestral da Saúde e Comitê Gestor projeta melhorias na rede

Em quatro meses, a rede de saúde de Campo Grande registrou 2,7 milhões de atendimentos somente na Atenção Primária. Os dados foram apresentados nesta segunda-feira (29) em audiência pública na Câmara Municipal, relativos ao período de maio a agosto de 2025. O relatório mostra o funcionamento da rede, enquanto o recém-criado Comitê Gestor da Saúde já atua nas unidades para acompanhar rotinas, mapear desafios e preparar ações que promovam melhorias efetivas nos serviços à população.

Durante o quadrimestre, foram contabilizadas mais de 1 milhão de visitas domiciliares e quase 600 mil consultas por demanda espontânea nas unidades. A saúde bucal totalizou mais de 120 mil atendimentos, com reforço de profissionais e capacitação em tecnologias digitais, como o aplicativo de Tele Estomatologia, que agiliza diagnósticos e orientações.

O SAMU-192 manteve média de 16,6 mil chamadas mensais, com treinamentos das equipes, reposição de profissionais e o início do desenvolvimento do software AMBULINK, que promete otimizar o tempo de resposta das ambulâncias.

Na parte financeira, até o final do segundo quadrimestre, Campo Grande aplicou 41,48% da receita própria em saúde, quase três vezes acima do mínimo constitucional de 15%, reforçando a prioridade da gestão em manter serviços públicos eficientes e sustentáveis.

A Prefeitura reconhece que ainda existem desafios e que melhorias precisam ser feitas. É nesse contexto que o Comitê Gestor, em atividade há cerca de 20 dias, percorre as unidades para acompanhar de perto a rotina de trabalho, identificar demandas e propor ajustes nos processos, preparando o caminho para respostas mais rápidas e melhorias contínuas.

“Estamos na rua, visitando as unidades, entendendo os fluxos de medicamentos e serviços de manutenção. A ideia é que, a partir desse diagnóstico, possamos implementar ações efetivas rapidamente”, explicou a gestora coordenadora do Comitê, Ivoni Pelegrinelli, reforçando a intenção de dar respostas rápidas e alinhadas às necessidades da população.

Para as próximas semanas, a expectativa é que a atuação do Comitê Gestor promova maior organização administrativa e melhores condições de atendimento, servindo como base para decisões estratégicas e garantindo que o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde seja cada vez mais eficiente e transparente.

#ParaTodosVerem: Imagem de capa mostra a prestação de contas realizada nesta segunda-feira (29), já primeira imagem interna mostra a visita do comitê feita na UPA e a segunda a coordenadora do Comitê, Ivoni Pelegrinelli em coletiva de imprensa

www.campogrande.ms.gov.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas