A manhã da quarta-feira (17) foi de inauguração nas Moreninhas, na Rua Anacá, 699. Início das ações do novo Polo Funsat Moreninhas, local que terá regularmente, em 2026, serviços para a comunidade de intermediação de empregos e também de capacitação profissional.
“Mudanças reais que vão além de discurso político. E as Moreninhas são um exemplo disso, do trabalho de entregas que estamos realizando. Esse polo vai capacitar pessoas e dar mais oportunidades para quem deseja trabalhar. É assim que a Prefeitura trabalha: investindo em escolas de educação infantil, para que as mães solos possam deixar seus filhos tendo boa educação, e, através da Funsat, conquistando seu espaço no mercado de trabalho. Seguimos investindo no esporte, na educação, no trabalho, na assistência e na infraestrutura. Isso vamos entregar à população”, enfatizou a prefeita Adriane Lopes na solenidade.
Sobre a novidade, o diretor-presidente da Funsat (Fundação Social do Trabalho), João Henrique Bezerra, enfatizou que a unidade foi um pedido da população, de uma área que já representa 15% do total de alunos da capacitação promovida pelo órgão e, pelo menos, 10% da procura por vagas de emprego.
“Uma missão na qual pretendemos auxiliar no crescimento das pessoas, para que mais oportunidades e inclusão sejam geradas. Queremos que esse polo facilite e melhore a vida das pessoas”, falou.

A abertura do polo contou ainda com o workshop “Biscoitos Natalinos”, ofertado dentro de uma carreta-sala do Senai-MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso do Sul). “O ensino profissionalizante muda a forma de a pessoa enxergar o mundo e, a partir dessa transformação, determina a melhora de renda e do acesso a novas chances no mercado de trabalho. Todo curso é válido, dessa maneira, porque incentiva que esse compromisso de aprendizado seja contínuo”, relatou a instrutora do curso, Meiryelle Deboleto.

“É tão importante para a nossa cidade presidir o lançamento e a construção de um espaço dedicado ao emprego. Hoje nós temos visto o mercado de trabalho aquecido, muitas demandas surgindo, e nós, como representantes da indústria, fazemos parte desse processo: na formação de mão de obra, na qualificação de pessoas para esse mercado que está buscando, que está demandando tanto da nossa população”, disse Jeancarlos Lucietto, gerente regional Senai.
Aluna do workshop, Sara Barros, 51 anos, destacou que a presença fixa da Funsat nas Moreninhas é vista como uma inovação importante e alternativa de progresso para quem quer se aprimorar. “Claro que é um incentivo para o estudo, para se candidatar a vagas de emprego, pois teremos, em um lugar estratégico, essa central de serviço. Eu mesma já precisei trabalhar como autônoma, em uma fase da minha vida, em que o conhecimento de uma capacitação definiu como teria uma renda”, disse a moradora da Moreninha 2.
Para Marilei Vieira, de 56 anos, também vizinha próxima ao novo polo da Funsat, a expectativa é de bastante procura, no ano que vem, pelos serviços disponíveis. “Foi uma das melhores coisas que aconteceram nas Moreninhas nos últimos anos. Vai ajudar muito, inclusive no desenvolvimento da região”, lembrou.

Juliana Batista, de 22 anos, que veio do Parque do Sol para acompanhar o evento, também elogiou. “Foi um acerto da Prefeitura, que tem na Funsat um bom atendimento, comprovado ao longo do ano, com descentralização. E agora, aqui neste ponto, com um trabalho que não será apenas itinerante, pois haverá sempre opções de cursos e vagas de emprego”, comentou.

Manhã de boa surpresa na vida de Maicon Mateus Rodrigues, 23 anos, que obteve uma contratação para a vaga de estoquista. “Fazia pouco tempo que estava tentando e, com a Funsat, consegui essa recolocação. Mesmo sendo morador do Caiobá, aprovo essa unidade nova nas Moreninhas. Quanto mais unidades tiver, melhor, principalmente com a oferta de aprendizado profissional”, mencionou.
Questão que encontrou, em Yasmin Sayuri, de 17 anos, uma visão semelhante. “Contribui para todos; só que, a alguns, terá um efeito mais especial. Aos que estão sem uma oportunidade há um bom tempo, terão, com esse polo, maiores condições de trabalhar. Assim como aos jovens, pois não é fácil o primeiro emprego. Contudo, sabemos que fazer cursos auxilia muito para que a pessoa não fique desempregada”, citou.

O início das aulas da Escola Funsat no Polo Moreninhas será com turmas de duas qualificações: “Atendente de Farmácia (60 horas/aula)” e “Cuidador de Idosos (80 horas/aula)”, além do curso de verão “Jornada do Futuro (20 horas/aula)”, ministrado pelo professor Domício Júnior.
Quanto à intermediação, na primeira semana de atividades o foco é na captação de mão de obra da localidade para 250 anúncios, com a possibilidade de consulta às triagens de cada dia — mesmo serviço também promovido na sede da pasta, na Rua 14 de Julho, 992, das 7h às 16h, no atendimento regular.
#ParaTodosVerem As imagens são da inauguração da Funsat nas Moreninhas.









