As elevadas temperaturas intensificadas por uma onda de calor que atinge boa parte do país nesta semana, fizeram com que a carga nacional de energia elétrica em Mato Grosso do Sul batesse recorde, quando o consumo geralmente é maior pelo uso de ar-condicionados e outros equipamentos de refrigeração.
A concessionária Energisa registrou recorde de consumo de energia elétrica no estado na noite de quinta-feira (21), com 1.248 megawatts (MW). De acordo com a empresa, o último pico havia sido em 29 de março deste ano, quando foi registrado 1.214 MW. O coordenador comercial da Energisa, Jonas Ortiz, explicou que apenas o aumento de consumo de março para setembro, 34 MW, é suficiente para abastecer a quarta maior cidade de Mato Grosso do Sul: Corumbá.
A concessionária de energia destaca que a crescente adoção de sistemas de energia solar é o principal fator por trás dessa mudança no horário de pico. A diferença no consumo entre março e setembro é suficiente para abastecer a quarta maior cidade de MS, Corumbá, localizada a 419 km da Capital.
Gráfico mostra o nível de consumo de energia elétrica no mês de setembro deste ano e do ano passado (Imagem: Divulgação)