quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Novo sistema de nota fiscal trará mais agilidade, segurança e estabilidade

A Prefeitura de Campo Grande inicia a implantação de um novo sistema de emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), que será mais rápido, estável e seguro. A partir das 18h desta sexta-feira (12), o sistema atual será desativado temporariamente para migração à nova plataforma, que estará disponível a partir das 6h da manhã da próxima segunda-feira (15). Durante esse intervalo, não será possível emitir notas fiscais. A mudança é necessária para garantir melhorias como mais agilidade no processamento, estabilidade no acesso e aumento da segurança digital.

Por meio da atuação das equipes da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) e Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), o novo sistema traz uma série de vantagens para prestadores e tomadores de serviços. Entre elas, a maior eficiência no controle fiscal, integração direta ao Ambiente de Dados Nacional (ADN) e adequação ao padrão da Declaração de Prestação de Serviço (DPS), conforme definido pelo modelo nacional da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica.

Como parte do processo de implementação, nesta quinta-feira (11), foi realizada uma apresentação oficial do novo sistema, voltada a prestadores e tomadores de serviços. O encontro aconteceu no Auditório da Receita Federal do Brasil, localizado na Av. Des. Leão Neto do Carmo, 3, e também teve disponibilidade ao vivo pelas plataformas Zoom e YouTube.

Como fica o sistema?

A partir de agora, o acesso ao sistema será exclusivamente por meio da conta Gov.br (nível prata ou ouro) ou com certificado digital, medida que aumenta significativamente a segurança das informações. O endereço eletrônico do portal permanece o mesmo: https://nfse-r.campogrande.ms.gov.br/notafiscal/paginas/portal/#/.

Para facilitar a adaptação, a Prefeitura disponibilizou um ambiente de homologação (teste), onde contribuintes podem se familiarizar com o novo layout. A interface passou por melhorias visuais, mas os menus e funcionalidades seguem organizados de forma intuitiva e prática.

Como era?

O sistema atual apresenta instabilidades recorrentes, principalmente em horários de grande volume de acesso. Com a nova plataforma, espera-se eliminar esse problema, proporcionando mais velocidade no envio e recebimento de grandes volumes de notas fiscais — algo especialmente importante para empresas com alto fluxo de transações.

Além disso, o emissor próprio integrado será mantido, permitindo que o sistema local opere de forma compatível com o padrão nacional, garantindo segurança jurídica e transparência no processo fiscal.

O sistema também continua a ser responsivo, ou seja, poderá ser acessado diretamente pelo celular, oferecendo praticidade e mobilidade ao usuário. 

Para empresas que utilizam Webservice ou fazem emissão em lote por meio de ERPs, a migração será obrigatória, com necessidade de adequação ao novo padrão nacional via API. Durante o período de transição, o sistema local ainda aceitará o layout antigo, mas as conversões para o novo modelo ocorrerão internamente, de forma temporária.

O gestor do sistema de notas fiscais e de outros módulos da empresa DSF, parceira do município na atualização da plataforma, Dener Dias Nazar, explica que a mudança representa um avanço tecnológico necessário para modernizar o ambiente de emissão da NFS-e.

“É uma atualização tecnológica que torna a emissão de notas mais prática e a visualização de dados mais completa. O sistema atual usa uma tecnologia ultrapassada, o que dificulta integrações e aumenta custos. Com uma plataforma moderna e parametrizável, conseguimos aplicar melhorias, atualizar padrões e garantir mais eficiência, como acontece com qualquer tecnologia que precisa evoluir.”

O superintendente da Sefaz, Antônio Roberto, destaca que a atualização do sistema é uma exigência em nível nacional. “É uma exigência para adequação ao sistema nacional de emissão de notas. Campo Grande, apesar de utilizar um modelo próprio, precisa se adequar ao padrão nacional. O acesso será feito por certificado digital ou conta Gov.br, o que traz mais segurança tanto para o município quanto para os contadores.”

Ele explica ainda que a etapa de divulgação da atualização para os contadores superou as expectativas. “Foi um sucesso. O auditório ficou cheio e houve grande participação também pelo YouTube, com mais de mil profissionais acompanhando. A atualização simplifica e facilita muito a vida, não só dos contadores, mas também do próprio Fisco.”

A Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) reforça que, de acordo com a Lei Complementar nº 214/2025, as empresas devem:

  • Iniciar imediatamente a atualização ou o desenvolvimento de seus sistemas, com base na documentação técnica disponível em gov.br/nfse;
  • Realizar testes de integração no ambiente de homologação;
  • Priorizar a migração definitiva para evitar inconsistências fiscais futuras.

Canais de Atendimento

Dúvidas e informações adicionais podem ser obtidas junto à equipe da Secretaria Municipal da Fazenda pelo telefone (67) 4042-0580 ou pelo e-mail [email protected].

Atendimento presencial: Central de Atendimento ao Cidadão, 1° andar, Rua Marechal Rondon Cândido Mariano, 2655, Centro.

#ParaTodosVerem As imagens mostra o momento de apresentação do novo sistema, entrevistados e equipes envolvidas.

www.campogrande.ms.gov.br

X