A noite foi marcada por emoção, expectativa e lágrimas de alegria para 82 famílias que viveram, neste sábado (20), a realização do sonho da casa própria durante o evento Natal dos Sonhos, realizado na Praça Ary Coelho. Em um cenário de celebração e esperança, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (EMHA), realizou a seleção das famílias contempladas para os apartamentos do Condomínio Residencial Manoel de Barros.
O evento reuniu dezenas de famílias, que acompanharam de forma pública e transparente mais uma etapa decisiva rumo à conquista da moradia digna.
O processo de seleção foi conduzido pela EMHA por meio de um sistema técnico e automatizado de hierarquização, que aplica rigorosamente os critérios legais do Programa Minha Casa, Minha Vida, conforme a Portaria do Ministério das Cidades nº 738/2024 e a Lei nº 14.620/2023. A definição dos contemplados seguiu prioridades federais, como situação de vulnerabilidade social, composição familiar, presença de pessoas com deficiência (PCD), entre outros critérios determinantes.
Gracielle de Souza, de 38 anos, foi uma das contempladas e acompanhou a seleção ao lado da família. Moradora do bairro José Tavares, ela celebrou a conquista após anos de espera. “Estou muito feliz. É uma sensação que não dá para descrever. Tenho inscrição desde os meus 18 anos e venho renovando desde então, sempre orando e pedindo a Deus. Chegou o momento certo. Só tenho a agradecer a Deus e a toda a equipe da EMHA. Desejo um Feliz Natal e um Ano Novo para todos”, afirmou.
Jakeline Ferreira, de 41 anos, também vibrou ao ouvir seu nome entre os selecionados durante a divulgação. Moradora do bairro onde está sendo construído o residencial, ela acompanhou a seleção e celebrou a conquista com emoção. “Muito emocionada, muito mesmo. Fiz minha primeira inscrição quando meu filho tinha dois anos; hoje ele tem 21, e estou aqui com o filho dele, meu neto de um aninho. Morei a vida toda de favor, e esta é a primeira vez que vou poder chamar uma casa de minha. Estou muito agradecida. Muito obrigada.”

Chilian Camila Padilha, de 44 anos, moradora do Guanandi I, vive em Campo Grande há cinco anos e é natural de Maringá (PR). Mesmo chegando após o início da seleção, ela pediu para conferir se seu nome constava entre os contemplados e recebeu a confirmação com surpresa e emoção. “Fiz minha inscrição no último dia, faltando menos de uma hora para o encerramento. Era para ser mesmo. Sou mãe solo de duas crianças, uma de seis e outra de 16 anos. Quando chegar em casa e contar a notícia para elas, tenho certeza de que vão pular de alegria.”

Sobre o empreendimento
Conhecido como Protótipo Sustentável Manoel de Barros, o empreendimento está localizado no bairro Paulo Coelho Machado, na Avenida Cafezais, e foi planejado para oferecer moradia digna e sustentável às famílias de baixa renda. A iniciativa faz parte de um concurso público que selecionou cidades aptas a receber projetos habitacionais inovadores.

O condomínio contará com infraestrutura completa, áreas de convivência e soluções voltadas à eficiência energética, redução do consumo de água e acessibilidade, promovendo mais qualidade de vida aos futuros moradores. O Residencial Manoel de Barros é destinado a famílias com renda mensal de até R$ 2.850, enquadradas na Faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida, que garante subsídio integral do Governo Federal.









