domingo, 24 de novembro de 2024
Campo Grande
28°C

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Maio Laranja mobiliza mais de 20 unidades da SAS com ações de conscientização sobre o combate ao abuso

Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), está mobilizando as unidades da Proteção de Média Complexidade e Proteção Social Básica quanto a realização de atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado neste sábado (18). Estão participando e organizando ações, mais de 20 unidades Creas, Cras e Centros de Convivência.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é uma data importante para a conscientização e mobilização da população e usuários dos equipamentos da SAS. Por isso, as unidades estão trabalhando a prevenção e divulgação da campanha nacional “Faça Bonito Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, que tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância de garantir um ambiente seguro e saudável para todas as crianças e adolescentes.

Outro ponto da campanha é alertar a população sobre a necessidade de denunciar qualquer suspeita de abuso ou exploração sexual, seja física, emocional ou virtual, através do Disque 100, telefone da Secretaria de Direitos Humanos.

Oficinas educativas, atividades culturais e lúdicas, palestras e panfletagens estão sendo realizadas durante todo mês de maio. Para o Secretário Municipal de Assistência Social, José Mário Antunes, este é um momento para promover e intensificar a proteção dos direitos das crianças e adolescentes.

“Nosso papel é combater ativamente o abuso e à exploração sexual em todas as suas formas, as unidades estão empenhadas para disseminar informações, promover o diálogo e agir em prol da proteção das crianças e adolescentes, construindo juntos uma sociedade mais justa e segura para todos”, enfatizou o secretário.

A assistente social e técnica de referência do programa de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (APETI), Thaisa Duarte Pereira, ressaltou que a Gerência de Proteção Social Especializada de Média Complexidade, desenvolve este mês, ações de conscientização em terminais urbanos de ônibus da Capital, que priorizam a garantia de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de acordo com Resolução n°109 de novembro de 2009, que trata da Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.

“Estamos trabalhando a temática durante todo o ano nas unidades da SAS, mas no mês de maio em especial, as ações buscam reforçar o planejamento anual por meio da campanha nacional “Maio Laranja”. Estamos realizando diversas atividades em que podemos conversar com as famílias de forma mais próxima e detalhada, inclusive, explicando sobre uma das ferramentas para denunciar pelo disque 100”, disse.

Ações

Nesta sexta-feira (17), a equipe do CREAS Centro realizou nas imediações do Terminal Bandeirantes, uma panfletagem. Além da entrega de panfletos e folders no semáforo, as técnicas realizaram abordagens com discursos informativos sobre conscientização ao combate à exploração sexual infantil.

O empreendedor Elias Ladho, 48 anos, que mora na região, falou da importância da ação promovida pelo Cras Centro. “Trabalhos como estes são de suma importância para a população que enfrenta dificuldades em denunciar, ainda falta divulgação e o que vocês estão realizando contribui para reduzir os casos de exploração sexual em nossa sociedade, parabéns”, disse.

Neste mesmo foco, as unidades que oferecem Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos estão trabalhando a temática com os usuários. O Centro de Convivência Itamaracá, recebeu a equipe do Creas Sul para realização de atividades com as crianças, através de apresentações lúdicas, desenhos artísticos e contação de histórias.

Para a coordenadora da unidade, Fernanda Borges Bazanela, a ação é de grande valia, tendo em vista que grande parte das crianças da comunidade está em situação de vulnerabilidade e muitas já enfrentaram situações de abusos.

“A prevenção é o nosso foco, todos os anos realizamos aqui do CC Itamaracá atividades voltadas a conscientização das nossas crianças. Nós orientamos como identificar e como denunciar, vemos o quanto são positivas as ações, pois já houve casos de denúncia após o trabalho realizado, e o objetivo é esse, garantir os direitos e lutar para que a infância e a inocência não sejam roubadas”, ressaltou a coordenadora e enalteceu a participação do Creas Sul na execução da ação.

Outra ação relevante aconteceu no Cras Aeroporto. A unidade recebeu a equipe do projeto “Nova Transforma” da Fundação de Assistência da Pessoa Humana (FUNASPH). Além de atuar na prevenção, o projeto trabalha com vítimas de abuso e exploração sexual, realizando tratamento psicossocial através de profissionais voluntários.

Através de pedagogas e psicólogos, o projeto oferece palestras para crianças e adolescentes, abordando todos os tipos de abusos e as formas de prevenção. Quando necessário os psicólogos realizam atendimento com os pais e responsáveis buscando minimizar os impactos emocionais causados às vítimas.

A coordenadora do Cras Aeroporto, Ângela Ferreira Gonçalves Costa, enalteceu a parceira com FUNASPH e falou da importância da Campanha Maio Laranja.

“Não podemos fechar os olhos, a exploração Sexual de Crianças e Adolescentes infelizmente é uma realidade em nossa sociedade, estamos unindo nossas forças para trabalhar juntos em prol da prevenção e divulgação do disque 100 para casos denúncia. Receber o projeto “Nova Transforma” em nossa unidade foi muito importante para as nossas crianças e adolescentes”, finalizou a coordenadora.

Origem

Em 18 de maio de 1973, em Vitória, no Espírito Santo, uma menina de oito anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, violentada sexualmente e assassinada. Em 1991, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje.

A partir desse fato, ocorreu uma grande mobilização nacional de entidades e governos, que deram origem ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes. A data sugerida foi 18 de maio, dia do assassinato de Araceli que, em 2000, com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, tornou-se oficial em todo o território brasileiro.

Surge então a Campanha Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, que tem como objetivo mostrar à sociedade que isso é compromisso coletivo, cuidar para que a população infanto-juvenil tenha uma vida plena e com a garantia do direito ao desenvolvimento sexual saudável, sem violência.

O símbolo da campanha é uma flor de cor laranja, por isso o mês de maio ficou conhecido como Maio Laranja.

 

 

#pratodosverem A imagem de capa é da campanha Maio Amarelo. A primeira foto interna é em dos terminais de transbordo. A foto seguinte é de uma ação com crianças, a próxima da ação nas ruas da cidade, a segunda também com crianças e a última ação na rua.

 

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas