No mundo do brincar, existe alegria, inocência, aprendizado e, principalmente, a presença da criançada. Pensando nisso, todas as Escolas de Educação Infantil (Emeis) da Rede Municipal de Ensino (Reme) irão promover a Semana do Brincar, com dezenas de atividades especiais. Embora as Emeis já realizem ações lúdicas ao longo do ano, neste período elas são intensificadas em alusão ao Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro.
“Quero começar a trabalhar com 57 anos, eu adoro brincar. Na escola, gosto de comer arroz, feijão e carne”, diz a pequena Julia Garcia Rodas, de 5 anos. Para ela, com 12 passos se chega à Lua e o seu superpoder favorito é ficar invisível.
É assim que as crianças da Emei Professora Elenir Zanqueta Molina, localizada no Bairro Jardim Presidente, se sentem. Estimuladas e cheias de energia, elas participam diariamente de atividades nas quais o lúdico, a curiosidade e a imaginação despertam juntas.
“É muito legal ser criança. Adoro brincar no parque de areia e com 5 anos vou começar a trabalhar”, diz Ana Júlia Melo da Silva, de 4 anos. Sua comida preferida na escola é macarrão com frango.

Já Davi Melo, de 5 anos, afirma que o que mais gosta na escola é da hora do lanche e admite ser o mais brincalhão. “Gosto de me mexer, não paro quieto. Gosto de brincar e de comer. Acho que para chegar à Lua temos que dar um milhão de passos”, conta Davi, quando perguntado.

Ele faz parte dos mais de 297 alunos que realizam as atividades da Semana do Brincar. Conforme a diretora da unidade, Juliana Ferreira de Souza, na terça-feira (7) a escola recebe o Carretão da Alegria. Na quarta-feira (8), haverá apresentações culturais, Cabelo Maluco e piquenique. Na quinta-feira (9), as crianças terão piscina de bolinhas e pula-pula para brincar. Elas ainda levarão lembrancinhas para casa. Tudo isso é fruto de recursos angariados pela Associação de Pais e Mestres (APM) da escola.

“Brincar, na infância, é a principal atividade. Não tem como a gente falar de criança, de infância, sem falar de brincar, de brincadeira, de brinquedo. O brincar significa crescimento, representa conhecimento na educação infantil. É por meio do brincar que a criança aprende, que ela se desenvolve em todos os sentidos. E a Semana da Criança é um momento que fazemos em alusão ao Dia das Crianças”, destaca a diretora.

A professora Daiany Letícia Borges Benevides, que está na coordenação, explica que a Emei também está promovendo a campanha Baú da Alegria, que visa à doação de brinquedos para as caixas das turmas. A Emei já possui brinquedos, mas a ideia é incentivar o reaproveitamento e despertar a consciência dos alunos e dos pais. Assim, um brinquedo que não serve mais pode servir para outra criança.

“Nós fizemos uma campanha entre as crianças de forma lúdica. O carro-chefe da campanha é o ‘Alegrossauro’, um dinossauro que estava em casa, largado, no canto, sem ninguém. Aí ele resolveu vir para o Baú da Alegria para brincar com as crianças e proporcionar momentos divertidos. Então o objetivo é diversificar os brinquedos. Nós temos, mas a ideia é trazer mais diversidade, mais opções, com objetos que porventura possam estar sem uso em casa”, explica a professora Daiany.
As crianças fizeram desenhos sobre a campanha de doação do Alegrossauro e levaram para os pais, onde puderam contar sobre essa nova atividade. A expectativa é que o Baú da Alegria fique cheio até o final de outubro.
Joilson Alves Barbosa conta que a filha Lavínia, de 5 anos, estuda no local há quatro e o desenvolvimento cognitivo está a pleno vapor. “Antigamente as crianças eram deixadas em creches só para ter o cuidado. Hoje, elas aprendem brincando, têm atividades, leitura. Todas elas saem das escolas preparadas para iniciar a primeira série. A Lavínia é superativa, falante e essa Emei é um lugar excelente aqui da região”.

O brincar também faz parte da vida da pequena Cecília, de 5 anos, que está na Emei desde os primeiros meses de idade. A avó Denilse Matos, residente no Bairro Morada Verde, cita que a neta ama ir à escola. “É um momento em que ela brinca com os coleguinhas e aprende. Essa Emei é fantástica: os parques que as crianças possuem, as atividades em grupo. Tudo isso proporciona uma melhor educação”.

Maria Cecília Borges leva a sobrinha Sofia Borges diariamente. A pequena está na escola há 2 anos. “Ela evoluiu bastante aqui na escola. Essa Semana do Brincar também é bem esperada porque atividades como Cabelo Maluco e as apresentações proporcionam alegria e aconchego”.Entre risos e imaginação, crianças vivem a magia do brincar nas Emeis.

#ParaTodosVerem As imagens são de crianças brincando, das entrevistadas e dos espaços das Emeis.