Incentivando o protagonismo estudantil e a cidadania na prática, a Controladoria-Geral do Município promoveu, nesta sexta-feira (6), no Centro de Educação Ambiental (CEA) Polonês, mais uma etapa do projeto Controlador Jovem em Ação. A formação reuniu alunos-auditores de 25 escolas da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).
“O aluno-auditor realizará uma auditoria cívica em seu ambiente escolar, avaliando se há necessidade de melhorias ou adequações que contribuam para um melhor desempenho escolar. Junto aos demais alunos, ele conta com o apoio da comunidade escolar para desenvolver alguma tarefa especial que possa transformar ou aperfeiçoar o ambiente. Ou seja, os auditores farão uma análise técnica, enquanto os demais alunos darão suporte para que a ação se concretize”, explica o coordenador do projeto, Arley Sandim.
Ainda segundo Arley, o objetivo é que esses alunos levem o conhecimento adquirido para suas unidades escolares e apliquem os conceitos do projeto junto aos colegas. “Durante o encontro, eles aprenderam sobre a importância da auditoria cívica e a missão de repassar essas informações aos demais alunos que integrarão o projeto.”
Para o técnico Gildiney Penaves de Alencar, da equipe pedagógica da Semed, o programa tem como importância pedagógica o sentimento de pertencimento do aluno à escola. “É um dos nossos principais focos, justamente fazer com que o aluno de sexto ao nono, seja o protagonista que vai pensar as ações na escola, de modo como agentes específicos, que vai envolver a escola inteira, e não só pensando na escola, mas em toda a comunidade interna e também externa. Então esse envolvimento, esse pertencimento, é exatamente o sentimento que ele vai ter dentro da escola, de uma pessoa que pode contribuir ali com a gestão pública”, complementa.
Ravel dos Santos tem apenas 12 anos e é um dos alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) que escolheu representar sua escola como controlador jovem. “Acho uma grande responsabilidade ter o compromisso de ajudar minha escola, planejar ações que podem melhorar nosso ambiente, como a criação de uma biblioteca externa para uma área de leitura comunitária para os colegas, por exemplo. Eu também desenvolvo software de jogos online, já criei mais de 12 games e agora tenho a intenção de criar um jogo para incentivar os alunos a terem alimentação saudável”, conta o adolescente.
Já Miguel Paes Martins, de 14 anos, conta que a percepção sobre a importância de ambientes escolares saudáveis foi o que despertou seu interesse em se tornar um jovem controlador. “Para termos um hábito escolar melhor, o ambiente precisa ser saudável. Aqui na escola já praticamos bastante jardinagem, cuidamos das hortas e das plantas, e isso melhora muito nossa qualidade de vida. Uma das coisas que mais me motiva hoje é levar essa ideia adiante e incentivar outros alunos a também se envolverem. Isso gera novas ideias e reflexões sobre o cuidado com o lugar onde estudamos”, destacou.
Isadora Rodrigues foi escolhida pelos colegas de turma para ser jovem controladora, reconhecida pelo raciocínio rápido e criatividade. “Gostei muito de tudo que aprendi hoje aqui. Já tive três ideias para colocar em prática na escola: criar uma sala de ciências, montar uma horta — que ainda não temos — e organizar uma sala de estudos com livros de conteúdos mais aprofundados, principalmente na área científica. Acho que isso me deu uma nova perspectiva de vida. Mesmo quando chegar o dia em que eu não estiver mais na escola, quero continuar fazendo isso pelo meu bairro, pela minha cidade. Amo poder ajudar as pessoas e sou muito criativa”, compartilhou.
O Controlador Jovem em Ação está em sua terceira edição consecutiva em Campo Grande e, neste ano de 2025, conta com a participação de 25 escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) — número superior ao das edições de 2022 (22 escolas) e 2023 (24 escolas).
Criado em 2022, o Controlador Jovem é inspirado em iniciativas de auditoria cívica escolar e promove a cidadania ativa entre os alunos, com ações voltadas à melhoria do ambiente escolar e ao uso consciente dos recursos públicos.