A programação contou com distribuição gratuita de mudas de espécies como ipê, pitanga, goiaba, acerola, jerivá, mostarda, tarumã e aroeira-vermelha, além de atividades voltadas à preservação ambiental e incentivo à sustentabilidade.
Durante a visita, Landmark destacou a importância de aproximar educação, meio ambiente e comunidade escolar.
“Estamos aqui celebrando a Semana do Meio Ambiente em uma escola que já desenvolve um trabalho muito bonito com sustentabilidade e conscientização ambiental. É importante ver professores, estudantes e a Secretaria de Educação incentivando essas práticas dentro da escola”, afirmou o vereador.
O secretário de Estado de Educação, professor Hélio Daher, elogiou os projetos desenvolvidos pela unidade e destacou o papel da escola na formação ambiental dos estudantes.
“É um orgulho acompanhar uma escola como a Neyder Suelly, que entrega tanto para a comunidade. Já conhecemos aqui projetos como a fábrica de sabão e sabonetes produzidos pelos alunos, a horta escolar e agora também o trabalho com as mudas. Isso mostra como a educação pode transformar realidades”, afirmou.
Já o diretor da escola, Márcio Wagner de Souza, explicou que os projetos ambientais desenvolvidos na unidade envolvem diferentes áreas do conhecimento e fortalecem a relação dos alunos com a sustentabilidade.
“A horta acabou se tornando um dos nossos carros-chefes porque ela permite integrar vários projetos ligados ao meio ambiente. Hoje também trabalhamos com plantas medicinais, produção de sabonetes e estudos com a moringa, que será um dos focos deste ano pela diversidade de aplicações que possui”, explicou.
Márcio destacou ainda que a escola busca transformar os projetos ambientais em experiências práticas para os estudantes.
“A ideia é que os alunos compreendam que sustentabilidade não é apenas teoria. Ela pode gerar conhecimento, saúde, conscientização e também oportunidades para a comunidade”, afirmou.
A participação do vereador na atividade também relembrou ações realizadas pelo mandato na própria escola durante a Semana da Agroecologia, promovida em setembro do ano passado. Na ocasião, a unidade foi palco da abertura da programação, que contou com plantio e distribuição de mudas, palestras sobre agricultura sustentável, compostagem, preservação ambiental e atividades práticas com estudantes.
A iniciativa foi realizada em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Agraer, Governo do Estado, Prefeitura de Campo Grande e Águas Guariroba, reunindo pesquisadores, técnicos e educadores em torno da pauta da agroecologia e da produção sustentável.
Na época, Landmark destacou o compromisso do mandato com a agricultura familiar, a sustentabilidade e a alimentação saudável.
“Quando defendemos agroecologia e produção sustentável, estamos defendendo saúde, qualidade de vida e preservação ambiental para as próximas gerações”, afirmou o vereador durante a abertura da Semana da Agroecologia.
Texto: Renan Nucci
Foto: Pedro Roque

