quinta-feira, 1 de maio de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Campo Grande fecha o primeiro trimestre de 2025 com saldo positivo de 3.803 contratações, segundo Caged

De acordo com o relatório de março do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), Campo Grande encerrou o primeiro trimestre de 2025 com saldo positivo de 3.803 postos de trabalho formais. O número consolidado reflete, inclusive, o superávit de 569 novas vagas geradas apenas no mês de março.

Segundo análise do Observatório Municipal do Mercado de Trabalho, o relatório do Caged apontou, em março, 13.434 admissões e 12.865 desligamentos, resultando em uma variação positiva de 0,23% no nível de emprego em comparação ao mês anterior.

“O cenário apresentado reflete o esforço conjunto do município para fortalecer a qualificação profissional e ampliar o acesso às oportunidades. Nosso compromisso é seguir trabalhando pelo desenvolvimento local, nos âmbitos econômico e social”, destacou o diretor-presidente da Funsat (Fundação Social do Trabalho), João Henrique Bezerra.

Para a diretora de Vagas e Emprego da Funsat, Denize Morais, a sintonia entre o poder público e o mercado de trabalho tem sido fundamental para os resultados positivos.
“Estamos atentos às demandas das empresas e focados em conectar cada vez mais profissionais às vagas disponíveis. Esse crescimento também é fruto da nossa parceria com os empregadores e da preparação dos trabalhadores para os novos desafios. Nossa estratégia é baseada em conexão e proximidade”, ressaltou.

No acumulado do ano, a Fundação já intermediou 2.902 vagas e realizou 4.200 abordagens a candidatos, além de emitir 6.078 autorizações para entrevistas com recrutadores.

No recorte por setor, o destaque em março foi para o segmento de Serviços, que registrou saldo positivo de 630 contratações, puxado especialmente pela criação de 489 vagas na área da Educação e 176 em atividades administrativas. Considerando os três primeiros meses do ano, o setor acumulou um saldo de 2.536 vagas.

Na sequência, aparecem: construção civil (+835 postos de trabalho), indústria (+263), comércio (+114) e agropecuária (+55).

O Observatório do Mercado de Trabalho também apontou um equilíbrio na participação de gêneros entre os contratados no trimestre, com 51% de homens (1.944 pessoas) e 49% de mulheres (1.859 pessoas).

Outro dado relevante do trimestre é que 58% dos trabalhadores contratados possuíam ensino médio completo, enquanto 28% tinham ensino superior. A Funsat estima que essa mesma proporção se reflita entre os candidatos encaminhados pela Agência Pública de Empregos no mesmo período. Considerando apenas os dados de abril, 366 candidatos encaminhados pela Funsat foram contratados por empresas da capital.

#ParaTodosVerem A imagem de capa mostra atendimento na Funsat e a interna é uma arte gráfica dos dados do Caged.

www.campogrande.ms.gov.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas