A Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande foi selecionada para concorrer ao Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva de Educação para as Relações Étnico-Raciais, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). Esse reconhecimento marca um avanço significativo nas políticas educacionais voltadas à equidade racial e ao ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e quilombola.
O selo integra a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), iniciativa que valoriza secretarias de educação que se destacam por programas e ações de formação de profissionais para a implementação da Lei nº 10.639/2003. Essa lei torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas.
Reconhecimento do trabalho
A seleção de Campo Grande reconhece o empenho da Secretaria Municipal de Educação em promover a equidade racial no ambiente escolar. A pasta tem desenvolvido ações que visam a valorização da diversidade, educação para as relações étnico-raciais e fortalecimento da educação escolar quilombola.
Com a seleção, a Secretaria terá a oportunidade de participar do processo seletivo da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), podendo receber apoio financeiro de R$ 200 mil. O recurso será destinado ao fortalecimento das políticas de equidade racial na educação do município.
O secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, celebrou a conquista.“Estamos orgulhosos de ter sido selecionados para concorrer ao Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. Isso demonstra nosso compromisso com uma educação inclusiva e equitativa, que valorize a diversidade e contribua para um futuro mais igualitário e respeitoso para todos”.
A seleção coloca Campo Grande em evidência no cenário nacional, proporcionando a oportunidade de compartilhar suas práticas e experiências eficazes na promoção da equidade racial.
#ParaTodosVerem A imagem mostra uma arte gráfica do Selo.