A educação pública de Campo Grande acaba de registrar mais um avanço significativo no que diz respeito à alfabetização infantil. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Inep, 51,76% das crianças da Rede Municipal de Ensino (Reme) estavam alfabetizadas até o 2º ano do Ensino Fundamental em 2024 — um salto de mais de 10 pontos percentuais em relação a 2023, quando o índice era de 41,6%.
O crescimento expressivo coloca Campo Grande entre os municípios que mais evoluíram no programa Alfabetiza Brasil, política nacional que monitora o nível de alfabetização de crianças com até sete anos de idade.
Por trás dos números está o fortalecimento de políticas públicas locais, a liderança da Prefeitura de Campo Grande e o trabalho articulado da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que tem transformado o cotidiano das escolas com foco em resultados concretos.
Planejamento e entrega
O avanço registrado em 2024 é reflexo direto de uma série de medidas implementadas pela gestão municipal nos últimos dois anos. Da formação de professores à melhoria da estrutura física das unidades escolares, o esforço tem sido coletivo — envolvendo desde equipes pedagógicas até as famílias dos estudantes.
Entre as principais ações da prefeitura estão:
Programa Juntos Pela Escola, que contempla revitalização e ampliação das unidades;
Entrega de salas modulares climatizadas, voltadas especialmente ao reforço nos anos iniciais;
Formação continuada e específica para professores alfabetizadores, com foco em práticas de leitura e escrita;
Criação e fortalecimento do Grupo de Estudos de Professores Alfabetizadores (Gepar);
Elaboração de materiais orientativos para professores;
Assessoramentos pedagógicos presenciais nas escolas;
Compartilhamento de práticas pedagógicas exitosas entre os profissionais;
Monitoramento permanente do aprendizado, com avaliações e intervenções individualizadas.
Além disso, Campo Grande está alinhada às diretrizes do Ministério da Educação, o que reforça a consistência das estratégias locais.
Para o secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, os números comprovam que os investimentos estão se revertendo em aprendizado real. “Esses resultados demonstram que estamos no caminho certo e reforçam nosso compromisso com uma educação pública de qualidade para todas as crianças de Campo Grande.”
Acima da média
Os avanços na alfabetização infantil caminham em sintonia com outros bons indicadores. Segundo dados do IBGE, Campo Grande tem hoje 97,09% da população alfabetizada — índice acima da média nacional, que é de 93%.
O dado reflete políticas educacionais abrangentes, que não se limitam ao Ensino Fundamental: a prefeitura também investe na Educação Infantil, no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e na formação continuada de profissionais da educação.
A prefeita Adriane Lopes reforça que alfabetizar crianças na idade certa é garantir futuro com igualdade de oportunidades. “Educação é prioridade da nossa gestão porque é pela alfabetização que abrimos portas para um futuro com mais dignidade e igualdade. Esse avanço mostra que, quando há planejamento, investimento e presença, os resultados aparecem. Vamos continuar trabalhando e fazendo o que precisa ser feito para que nenhuma criança fique para trás.”