A Praça Belmar Fidalgo recebeu o Campeonato Estadual de Futebol PC, de 25 a 28 de setembro. A competição reuniu esporte, inclusão e cidadania em Campo Grande. Quatro equipes disputaram o título, Ativa MS, ADD, CAIRA/FUNESP e CEMDEF, em partidas que destacaram o talento e a superação dos atletas do paradesporto.
Com chancela da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE) e apoio da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), o torneio integrou o calendário oficial da modalidade no país. O grande vencedor foi o CAIRA/FUNESP, que confirmou seu favoritismo e sagrou-se campeão sul-mato-grossense de 2025. O vice-campeonato ficou com o Camarões, e o CEMDEF garantiu a terceira colocação.
O título estadual soma-se a uma temporada vitoriosa. Em maio, a equipe já havia conquistado o pentacampeonato brasileiro ao vencer o Vasco da Gama na final nacional, consolidando sua trajetória de quase quatro décadas no paradesporto.
“A realização do Campeonato Sul-mato-grossense de Futebol PC vem para consolidar a modalidade, atrair novos participantes e motivar o trabalho dos clubes. O resultado confirma a dedicação e o empenho dos atletas e da comissão técnica do CAIRA/Funesp, que é campeão brasileiro e agora campeão estadual”, destacou a coordenadora do Programa Futuro Paralímpico da Funesp, Iara Helena Yule.
O diretor-presidente da Funesp, Sandro Benites, também comemorou a conquista. “O resultado mostra a força do trabalho coletivo e o quanto o esporte pode transformar vidas. Para nós da Funesp é motivo de orgulho apoiar o paradesporto e ver nossos atletas alcançando conquistas que inspiram toda a cidade”, disse.
A competição fortaleceu ainda mais o Programa Futuro Paralímpico, dentro da Política Movimenta Campo Grande, que amplia o acesso ao esporte adaptado e oferece estrutura, incentivo e acompanhamento técnico para os atletas.

#ParaTodosVerem: Imagem de capa mostra o time reunido assim como nas duas fotos internas, na última um dos jogadores segura o troféu do Campeonato Estadual de Futebol PC