terça-feira, 15 de abril de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Ações de Cras nos finais de semana promovem inclusão social e fortalecem comunidades

 Promover e garantir os direitos sociais das pessoas em vulnerabilidade, além de articular e integrar serviços, benefícios e programas sociais que compõem a Rede de Assistência Social são alguns dos principais objetivos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

No entanto, para ampliar a oportunidade de atendimento às famílias, as 21 unidades que integram a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS) do município, também levam seus serviços nos finais de semana à comunidades distantes das unidades, favorecendo usuários que não têm tempo de buscar o Cras de sua região nos dias úteis.

Por meio de ações planejadas pelas equipes da SAS ou em parceria com instituições e órgãos de garantia de direitos, os técnicos dos Cras atuam promovendo a colaboração entre diferentes setores, oferecendo uma variedade de serviços e atividades que vão além do atendimento convencional durante a semana.

Um dos exemplos são as ações constantes de saúde, em parceria com a Sesau, onde os técnicos dos Cras vão até uma unidade de saúde divulgar o trabalho dos Cras como aconteceu no último fim de semana na Unidade de Saúde da Família Coophavila, que recebeu as técnicas do Cras Vila Gaúcha. 

Nos três primeiros meses do ano, mais de 1,3 mil atendimentos foram realizados em ações, incluindo visitas domiciliares, que somaram até o momento, 629 famílias visitadas. O foco é conferir dados e informações referentes ao Cadastro Único de famílias, garantindo que não percam seus benefícios.

“Fortalecer a assistência social é garantir direitos e transformar vidas e fazemos isso quando cada vez mais acessamos as famílias em situação de vulnerabilidade em seus territórios”, disse a superintendente de Proteção Social Básica da SAS, Gizelli Mota.

Parcerias

Uma das ações mais recentes aconteceu no Cras Los Angeles em parceria com a Defensoria Pública do Estado, por meio do projeto “Defensoria no Bairro”, uma iniciativa que oferece atendimento jurídico gratuito às comunidades mais afastadas do centro de Campo Grande. O projeto tem como objetivo atender moradores de bairros onde a renda média não ultrapassa um salário mínimo.

Os atendimentos são realizados por meio da “Van dos Direitos” e conta com defensores públicos de diversas áreas, como direito de família, relações de consumo, saúde, prevenção à violência doméstica e direitos humanos. Na ação de sábado (12), mais de 300 atendimentos foram realizados pela equipe do Cras, que fez orientações quanto ao Cadastro Único e os demais serviços disponibilizados na unidade.

“Muitas vezes, essas comunidades enfrentam desafios significativos, como a falta de informação, recursos limitados e dificuldades de acesso a serviços sociais. Ao abrir os Cras no fim-de-semana ou promover ações até nessas localidades, fortalecemos o vínculo comunitário e asseguramos que as famílias recebam o apoio necessário para superar suas dificuldades”, pontuou a secretária de Assistência Social, Camilla Nascimento.

Outra importante ação, o Pop Rua Jud, aconteceu em março e também foi uma parceria da SAS com o Judiciário, totalizando 259 atendimentos referentes ao Cadastro Único, durante três dias de atividades no Parque Ayrton Senna.

Na ocasião, a dona de casa Daniele Lopes esteve na ação com a filha Aurora, de sete meses, para atualizar o CadÚnico e começar a receber o Bolsa Família. O benefício será a principal renda de Daniele até que ela possa voltar a procurar emprego. “Com um bebê não tem como eu trabalhar porque não tenho com quem deixar minha filha. Gostei muito do Cras atender aqui na ação porque foi mais rápido para a gente que não tem muito tempo durante a semana”, afirmou.

Além das orientações e oferta de serviços, ações nos finais de semana promovem, segundo a secretária Camilla Nascimento, um ambiente de acolhimento e pertencimento, pois as atividades em grupo permitem que os participantes compartilhem experiências, fortaleçam laços e construam uma rede de apoio mútuo.Ações de Cras nos finais de semana promovem inclusão social e fortalecem comunidades

 Promover e garantir os direitos sociais das pessoas em vulnerabilidade, além de articular e integrar serviços, benefícios e programas sociais que compõem a Rede de Assistência Social são alguns dos principais objetivos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

No entanto, para ampliar a oportunidade de atendimento às famílias, as 21 unidades que integram a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS) do município, também levam seus serviços nos finais de semana à comunidades distantes das unidades, favorecendo usuários que não têm tempo de buscar o Cras de sua região nos dias úteis.

Por meio de ações planejadas pelas equipes da SAS ou em parceria com instituições e órgãos de garantia de direitos, os técnicos dos Cras atuam promovendo a colaboração entre diferentes setores, oferecendo uma variedade de serviços e atividades que vão além do atendimento convencional durante a semana.

Um dos exemplos são as ações constantes de saúde, em parceria com a Sesau, onde os técnicos dos Cras vão até uma unidade de saúde divulgar o trabalho dos Cras como aconteceu no último fim de semana na Unidade de Saúde da Família Coophavila, que recebeu as técnicas do Cras Vila Gaúcha. 

Nos três primeiros meses do ano, mais de 1,3 mil atendimentos foram realizados em ações, incluindo visitas domiciliares, que somaram até o momento, 629 famílias visitadas. O foco é conferir dados e informações referentes ao Cadastro Único de famílias, garantindo que não percam seus benefícios.

“Fortalecer a assistência social é garantir direitos e transformar vidas e fazemos isso quando cada vez mais acessamos as famílias em situação de vulnerabilidade em seus territórios”, disse a superintendente de Proteção Social Básica da SAS, Gizelli Mota.

#ParaTodosVerem
FotoCapa: Agente da Sas em atendimento a um morador de bairro distante de Campo Grande.
Foto1: Assistente social em atendimento à população.
Foto2: Assistentes sociais e uma senhora atendida pela equipe.
Foto3: Agentes da Sas e Sesau em parceria de trabalho.

www.campogrande.ms.gov.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas