terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Volta do Plano Safra: gestão vive colapso, diz ex-secretário de política agrícola do Mapa

O consultor jurídico e ex-secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), José Carlos Vaz comentou a Medida Provisória (MP) que abre um crédito extraordinário de R$ 4,178 bilhões para as operações oficiais de crédito rural equalizadas pelo Tesouro Nacional no âmbito do Plano Safra.

Vaz criticou o governo e disse que o problema foi causado pelo caos financeiro da área econômica do Executivo. Na visão do consultor, a edição da MP serve para resolver um ‘soluço’ antecipado do Plano Safra, um episódio infeliz da estrutura orçamentária.

“É um sinal de colapso do modelo de gestão brasileiro, que repercute no segmento que melhor tem capacidade de funcionamento sem a dependência do governo, que é o agronegócio”, afirmou.

De acordo com Vaz, todo ano, entre maio e junho, o governo fecha linhas de crédito do Plano Safra vigente e se prepara para o subsequente. Porém, no caso específico, o orçamento não foi aprovado pelo parlamento e isso levou a uma antecipação da suspensão.

“Houve uma falha de comunicação do governo. Na área econômica, tanto o setor privado, como a população em geral estranharam esse rigor ‘legal’ por parte do Executivo com o setor que mais beneficia o Brasil que é o agronegócio”, destacou.

Vaz reiterou que para manter uma garantia de preços das commodities, o produtor tem que contar com um fundo rural pré-estabelecido, independentemente de um Plano Safra, para não ficar na dependência do governo se reorganizar.

José Carlos Vaz concedeu um depoimento ao jornalista do Canal Rural, Ricardo Araújo. A íntegra do conteúdo você pode conferir em nosso canal do YouTube.

Retomada Plano Safra

O governo federal publicou na noite desta segunda-feira (24), a MP 1.289/2025, que abre crédito extraordinário de R$ 4,178 bilhões para as operações oficiais de crédito rural equalizadas pelo Tesouro Nacional no âmbito do Plano Safra.

A medida visa atender as linhas de crédito subsidiado do Plano Safra, com taxas de juros equalizadas pelo Tesouro, com contratações suspensas pelo Tesouro Nacional desde a última sexta-feira (21). A MP, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entra em vigor hoje e foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

www.canalrural.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas