A matéria mais vista no portal do Canal Rural na última semana trouxe a notícia de que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiu duas propriedades rurais no sul do Rio Grande do Sul, próximo da fronteira com o Uruguai.
Uma das fazendas invadidas na última terça-feira (3) era a Cabanha Santa Angélica, no município de Pedras Altas. A propriedade foi fundada em 1870 e tem tradição na criação de cavalo crioulo, bovinos hereford e braford, ovinos romney marsh e gado leiteiro.
A outra propriedade era a Fazenda Nova, produtora de grãos e gado de corte, que fica localizada entre os municípios de Pedras Altas e Hulha Negra.
Os membros do MST deixaram as propriedades no dia seguinte (4), após a chegada de forças do Batalhão Militar. Mas grupos permaneceram acampados na estrada em frente à Santa Angélica por mais um dia. “O MST passou a falsa impressão que tinham cedido, levando à desmobilização de produtores e autoridades”, disse o proprietário da fazenda, Ramiro Costa.
O MST acabou por deixar definitivamente o local no mesmo dia. Na quinta-feira (5), produtores e empresários do agronegócio se reuniram na sede da Cabanha Santa Angélica, para se organizarem para conter eventuais novas invasões de propriedades na região.