Uma das reportagens mais lidas no portal do Canal Rural na última semana foi a notícia sobre uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que apreendeu 2,4 toneladas de queijo muçarela.
A carga de queijo estava sendo transportada de forma irregular na BR-101, km 31, em Rio Tinto, Paraíba.
A muçarela estava em uma van Sprinter sem comprovantes fiscais e com refrigeração inadequada. O motorista, que não possuía a categoria necessária na habilitação para conduzir o veículo, foi autuado.
Durante a abordagem, os agentes encontraram 100 fardos de queijo muçarela sem a refrigeração ou o isolamento térmico adequados para laticínios, que devem ser mantidos entre 1 °C e 10 °C. O condutor e o ocupante da van informaram que a carga vinha de João Pessoa (PB) e tinha como destino Natal (RN), onde seria vendida em pequenos comércios.
A carga de queijo foi encaminhada ao Fisco Estadual da Paraíba, responsável pela arrecadação fiscal e os trâmites necessários.
Segundo a PRF, a fiscalização de mercadorias visa coibir a circulação de produtos sem documentação adequada ou nota fiscal, combatendo a sonegação e a concorrência desleal.
“Ademais, trata-se de uma questão de saúde pública, pois a origem do alimento perecível é desconhecida e às vezes de procedência duvidosa ou mal armazenada”, informou a corporação em nota.