Uma casa foi arrastada pela correnteza do Rio da Pedra, em Jacinto Machado, Santa Catarina. O caso aconteceu por volta das 11h30 do último domingo (12) em meio às chuvas intensas que atingiram a região sul do estado.
No vídeo publicado por Naldo Scandolara, é possível perceber o momento em que a casa desmorona e é “engolida” pelo rio que está acima da média. Os destroços batem na ponte antes de seguir o fluxo da água. Outra casa às margens do rio também mostra instabilidade, mas não cai.
Confira o momento em que a residência é arrastada pela correnteza:
O município, com cerca de 11 mil habitantes, sofreu com as fortes chuvas que aconteceram no fim de semana. De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, o Dia das Mães foi o dia mais crítico, e outras 11 cidades registraram ocorrências por conta dos temporais no sul do estado.
Ainda segundo o órgão, 150 pessoas encontram-se desalojadas na região. Oito comunidades do município de Jacinto Machado estão isoladas devido ao registro de alagamentos: Cotovelo, Araçá, Figueira, Bela Vista, Engenho Velho, Serra da Pedra, Água Branca, Pinheirinhos.
Apesar de não haver decretos de situação de emergência e nem solicitações de itens de assistência humanitária, a cidade segue em alerta máximo para deslizamentos, assim como Praia Grande, Sombrio, Balneário Gaivota e Araranguá.
A Defesa Civil também registrou o aumento do nível do Rio da Pedra e comunicou que segue monitorando a situação.