A cervejaria Cozalinda, de Santa Catarina, lançou uma série de cervejas artesanais feitas a partir de milhos desenvolvidos pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).
As variedades de milho Fortuna e Colorado foram escolhidas por seu potencial produtivo e resistência a pragas, além da possibilidade de serem cultivadas em sistema orgânico.
As cervejas, batizadas de El Camino del Maíz, são inspiradas na chicha, uma bebida ancestral de milho feita por povos originários da América do Sul.
A Chicha Contemporânea é uma cerveja leve e refrescante, com notas de frutas e ervas.
Já a Frutillada Contemporânea é uma versão mais complexa, com adição de goiaba, erva-doce e anis-estrelado.
A produção das cervejas foi um desafio para o cervejeiro Diego Simão, que precisou buscar conhecimento sobre o processo de malteação do milho.
O resultado, no entanto, foi muito satisfatório, segundo a engenheira de alimentos e cervejeira da Kairós, Bárbara Andrade Mörtl.
“A cerveja está refrescante, frutada, com acidez leve e na medida. Carbonatação alta e ótima estabilidade de espuma. Opção maravilhosa para se refrescar”, disse Bárbara.
As cervejas El Camino del Maíz já estão disponíveis em diferentes capitais do país e também foram exportadas para o Canadá.
O pesquisador da Epagri Felipe Bermudez acredita que a produção de cerveja pode ser um nicho promissor para as famílias agricultoras catarinenses que plantam os milhos VPA.
“O milho é um produto muito versátil e pode ser utilizado para produzir cervejas de alta qualidade”, disse Bermudez.