A cidade de Jundiaí, localizada próxima à capital de São Paulo, está se consolidando como um dos principais destinos de turismo rural no Brasil, impulsionando o crescimento significativo do setor nos últimos dez anos.
Segundo a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo da Prefeitura de Jundiaí, o número de turistas na cidade aumentou de 390 mil para mais de um milhão entre 2013 e 2023, enquanto os negócios dedicados ao turismo rural cresceram de 30 para mais de 80.
Uma das famílias que tem se beneficiado desse boom são os Fontebasso. Com uma história que remonta ao final do século 19, quando o imigrante italiano Santo Fontebasso chegou ao Brasil, a família inicialmente focava na produção agrícola, especialmente o cultivo de uva. No início do século 20, começaram a produzir vinho, aumentando ainda mais os lucros.
Em 2019, percebendo a necessidade de diversificação, a família inaugurou um restaurante e começou a oferecer passeios guiados, proporcionando aos turistas uma imersão na história da família e na cultura agrícola da cidade. Gabriel Fontebasso, tataraneto de Santo, explica que o turismo rural trouxe uma nova oportunidade de negócio, aumentando significativamente o faturamento do Sítio Fontebasso.
Em 2023, o sítio recebeu mais de 15 mil turistas, e com os passeios guiados e a venda de vinhos próprios, o faturamento mensal teve um aumento expressivo, chegando a aproximadamente 25% a mais do que em 2022. Gabriel revela planos de expandir as opções de experiências para os turistas ainda este ano.
Além do sucesso local, Jundiaí foi reconhecida nacionalmente ao ser eleita, em 2023, vencedora na categoria “Turismo Rural” do Prêmio Top Destinos Turísticos. Esta é a terceira vez que a cidade conquista esse título, refletindo o equilíbrio entre belas paisagens, preservação histórica e desenvolvimento econômico gerado pelo turismo rural.
Para explorar as diversas atrações pelas rotas da cidade, os interessados podem obter mais informações no site Turismo Rural de Jundiaí.