quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Trump retira tarifa de 40% sobre café, carnes e frutas do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou comunicado nesta quinta-feira (20) retirando a tarifa de 40% que incidia sobre produtos brasileiros desde 30 de julho.

A decisão publicada pela Casa Branca inclui carne bovina in natura e processada, café, tomate fresco e refrigerado, além de frutas como manga, abacaxi, mamão, abacate, goiaba e outros produtos agrícolas.

“Após considerar as informações e recomendações que me foram fornecidas por funcionários e o andamento das negociações com o governo do Brasil, entre outros fatores, determinei que é necessário e apropriado modificar o escopo dos produtos sujeitos à alíquota adicional ad valorem imposta pelo Decreto Executivo 14323″, diz Trump em trecho do comunicado.

Ao contrário da ordem de semana passada, que retirava tarifa adicional de 10% a todos os países que haviam sido taxados, a decisão de agora é endereçada exclusivamente ao Brasil.

A decisão também estabelece que as isenções serão retroativas e válidas a partir do último dia 13 de novembro, data da reunião entre o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira, e o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio. Além disso, o documento cita que as taxas de importação pagas por exportadores brasileiros serão reembolsadas pelo governo de Trump.

“Em 6 de outubro de 2025, participei de uma conversa telefônica com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, durante a qual concordamos em iniciar negociações para abordar as preocupações identificadas no Decreto Executivo 14323. Essas negociações estão em andamento”, diz outro trecho do documento assinado por Trump.

Em nota enviada ao G1, o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua, disse que a decisão desta quinta é uma “excelente notícia” para o Brasil, que agora volta a ter acesso competitivo ao mercado dos Estados Unidos.

Setor do café comemora

Abordado pela imprensa ao voltar da COP30, em Belém, o diretor-geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Marcos Matos, disse que agora o setor tem o desafio imediato de reconquistar espaços perdidos no mercado norte-americano e que a suspensão do tarifaço foi um “presente de Natal antecipado”.

Segundo ele, o setor brasileiro estava vendo a sua participação nos Estados Unidos, maior mercado consumidor do mundo, ser ocupado por outros fornecedores, notadamente Colômbia e Vietnã.

Abiec celebra

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) divulgou nota em que celebra a decisão dos Estados Unidos de retirar as tarifas sobre a proteína bovina.

“A medida demonstra a efetividade do diálogo técnico e das negociações conduzidas pelo governo brasileiro, que contribuíram para um desfecho construtivo e positivo”, destaca.

www.canalrural.com.br